A. Deus o levou ao cativeiro
Daniel e os seus amigos foram levados a Babilônia e foram afastados de seu povo, inseridos, então, em uma terra pagã cheia de pecados e idolatria. Eles foram levados como escravos em uma terra muito suja, mas foi o próprio Deus em sua sabedoria e soberania que os levou. Deus, em seu pleno governo, não perdeu o controle, assim, Ele permanece governando sobre tudo e todos. Ele é o soberano sobre os reis da terra, Ele faz a ferida mas cura, faz tudo conforme a sua vontade. É Deus quem controla toda a situação, ele faz o que deseja nos céus, terra, mares. Quem conheceu a mente do Senhor ou conhece os planos dele? É ele que faz o que quer sem precisar do auxílio de ninguém. Tudo ele pode, nenhum de seus planos pode ser frustrados. Ele pode nos levar ao deserto, nos proporcionar o sofrimento mas mesmo assim Ele continua sendo bom, aquele que é soberano e forte, que estabeleceu um trono do céu. Ai daquele que ousar tomar as rédeas de suas mãos, nós somos barro apenas. Ele é soberano, as coisas são criadas por meio dele, Ele é Deus e não a nenhum outro semelhante a ele.
Coro:
“Deus em sua sabedoria
Liderou, conduziu e assim permanecerá
Deus em sua sabedoria
No controle sempre estará”
B. Foi proposto um banquete no palácio do Rei
Eles estavam diante dos alimentos, das iguarias do rei, alimentos oferecidos aos deuses. Uma mesa muito bela aos olhos, lhe sendo proposta uma nova vida, um novo jeito de viver, considerando Deus apenas como mais um deus. Foi proposto até o vinho que o rei bebia, as melhores comidas do palácio, um banquete. Mas Daniel escolheu não se contaminar, não fazer nem uma pequena concessão. Daniel entendia que Deus era o suficiente, então ele pediu permissão ao rei para não se contaminar. Daniel escolheu a fidelidade ao Senhor. E você, diante das pessoas, o que irá escolher? Quando vierem as tentações, pequenas concessões propostas pelo mundo, incluir coisas, qual será resposta? Existe uma tentativa do mundo para levar os nossos olhos para outras perspectivas, outros deuses, coisas que parecem sútil, mas qual tem sendo a sua resposta? Não ameis esse mundo e nem o que ele oferece pois é impossível servir a dois senhores e agradar a eles, por isso não se conformeis com o mundo, nem uma pequena concessão. Deus não divide a sua glória com ninguém, nem com as paixões da juventude. Vivam de forma irrepreensível, não permitem que seu coração se vira ao mau, não se assentam na roda dos escarnecedores, mas escolhem meditar nas leis do Senhor, escolhem a santidade, não olhem mais para o seu próprio eu mas para o Senhor. Não permita que o seu coração se incline para o mal. Guarde o seu coração, não se encante com os enganos que o mundo te oferece, não se corrompa mas se santifique por meio da palavra, não se conforme com esse mundo mas beba da palavra de Deus. Há um convite para a santificação pois a palavra do Senhor é reta e verdadeira. Orai para que não entreis em tentação mas procurai saber aquilo que á agradável ao Senhor.
Coro duplo:
“Santidade, santidade
Amar e servir ao Senhor
E só ao Senhor
Acima de tudo”
“Não façam concessões não não”
C. Deus os capacitou para aquele tempo
Deus deu para aqueles jovens discernimento espiritual, inteligência sobre tudo, lhes deu coragem para permanecerem fiéis até o fim. Foi a graça de Deus repousando sobre eles para permanecer em sua escolha e posição, foi Deus quem os sustentou em sua resposta e perseverança. Eles permanecerem porque conheciam o Deus a quem serviam, não por força humana mas através da capacitação do espírito santo. É Deus quem remove e e reestabelece os reis, seus pensamentos são insondáveis, ele sustenta tudo. E então, aonde estão os “Daniéis” dessa geração? Aqueles que se posicionarão em fazer a vontade de Deus, não dividirão o seu amor, com uma conduta de santidade e separação. Aonde estão aqueles que escolherão se manter fiéis e se colocarão a disposição de Deus mesmo que isso signifique ser levado cativo, mesmo que estejam em meio a uma geração corrupta? Aqueles que olharão para o Senhor e andarão segundo seus mandamentos. Talvez foi para um tempo como esse que você foi chamado. Aonde estão aqueles que tomarão a sua cruz e não irão se ofender com os planos de Deus mas entenderão a sua posição, aonde Deus os colocou. Aonde estão aqueles que não tentarão fazer as coisas na força de seu braço mas confiarão no Senhor. Não somos capazes de fazer isso por nós mesmos mas a capacidade vem de Deus, do seu espírito, da graça do alto, sabedoria e poder para caminhar.
Coro:
“Sustentador da história
Dono de toda a criação
Deus é capaz de fortalecer
Aqueles que disseram não a si mesmo”
A. Ele pode nos livrar
Havia um decreto, todos deveriam se prostar a estátua, essa era a ordem do rei. Os conselheiros do rei tramaram contra os filhos do rei, então o rei ergueu uma estátua exigindo adoração e qualquer um que não se dobrassem a estátua seria jogados na fornalha. Mas Daniel e seus amigos não abriram concessão, eles escolheram não se dobrar a outros deuses, eles escolheram o Senhor. Então surgiu uma pergunta no ar: quem poderia os livrar da ira do rei? Eles responderam dizendo que Deus poderiam os livrar mas mesmo que Ele não o fizer, eles não iriam se dobrar diante do Rei. Eles diziam: “Oh rei nós conhecemos um deus vivo e verdadeiro”. Daniel e seus amigos se posicionaram e fizeram o que deveriam fazer, pois aqueles que conhecem e confiam no Senhor sabem que ele jamais abandona os seus. Eles confiavam na fidelidade do Deus vivo que disse: “Se vocês passarem no fogo não se queimaram”. Eles decidiram permanecer confiando no Senhor até o final, mesmo que o final fosse a morte. Eles possuíam uma fé fundamentada na fidelidade do Senhor. Porque aquele que habita no esconderijo do altíssimo descansam sobre a sua sombra, porque o Senhor os protege, eles podiam confiar sem medo, o Senhor era suficiente. Eles se lembraram de quem era o seu deus, aquele que disse que mesmo que eles passassem pelas águas ou pelo vale da sombra da morte, deus estaria com eles. Não restavam dúvidas a respeito do caráter de Deus por isso confiaram em deus e em suas promessas. Deus é Emanuel e não os abandonaria. Nós devemos confiar no Senhor, nosso Deus.
Coro:
“O que acontecerá? Não sabemos
O que acontecerá? Não sabemos responder
Mas o nosso Deus o que cremos
Pode nos livrar”
B. Deus permite a fornalha para glorificar o seu nome
Deus permitiu que eles fossem a fornalha ardente para a glorificação do seu nome. Em meio a fornalha a nossa confiança e o nosso amor são forjados no Senhor. Deus permitiu a fornalha para que eles fossem amadurecidos e para que fosse revelada sua presença manifestada em meio ao fogo, em meio aquela aflição Deus se revelou pois a momentânea tribulação produz peso de glória. Em meio ao fogo eu posso encontrar uma revelação do filho. Eu posso me lembrar que quando a minha fé for testada na perseguição a presença de Deus estará comigo, por isso não temo pois Deus estará comigo. Não se ofenda quando sua fé for testada pois há propósito em meio a dor, não há como se esconder, a mão de Deus nos encontra em qualquer lugar para nos refinar, não nos deixa. Ele permanece fiel em meio ao fogo, em meio ao fogo ele se revela, nos fortalece e forja caráter. Não tema pois o Senhor estará com você. Eu não posso esquecer que foi o próprio Deus que nos disse que nos refinaria na fornalha da aflição. É Deus que conduz nossos dias, não temas, não se surpreenda com o fogo mas se lembre que o dia mau não é o fim, Ele está trabalhando para que o conheçamos em meio ao fogo, por isso alegre-se a medida do sofrimento.
Coro:
“Quando eu passar pelo fogo
Eu não temerei pois ele se faz presente
Eu não temerei pois ele é
Minha garantia de livramento”
Hoje o dia está nublado em Florianópolis. A sala encontra-se cheia, com muitos alunos do fascinação com suas bíblias e cadernos, há missionários e membros da comunidade na sala também. O time de adoração sobe ao palco durante a transição entre os turnos para montar os instrumentos para o início do turno. Durante a canção corporativa as pessoas permanecem engajadas em seus lugares, alguns se movimentam, levantam suas mãos, cantam em concordância com a canção.
A líder de adoração libera um oráculo: “Tu és nosso maior desejo, Cristo somente Cristo, toma nosso coração a Ti. Faça Cristo ser tudo em nós, faça Cristo ser tudo em nós. Ouça nossa canção. Ah Senhor toca nossos afetos, nossos desejos mais uma vez, que Cristo realmente seja nosso desejo. Toca nossa fraqueza humana, realinha-nos a Ti Senhor”. A líder de adoração faz uma oração: “Faz Cristo ser tudo em nós, faz Cristo ser tudo em nós. Encha-nos do conhecimento do filho”. Os músicos ministram sobre a sala em um “selah”.
A líder de adoração lê a passagem de Colossenses 1:15-20. A líder de adoração, então, libera um oráculo: “Ah Jesus nessa tarde nós escolhemos beijar o filho, nessa tarde nós reconhecemos a sua majestade soberana, aquele que não foi criado, aquele que existe antes de todas as coisas, em ti habitam todas as coisas, nós reconhecemos o filho, nós escolhemos beijar o filho, nós nos dobramos a Ti, reconhecemos tua supremacia, Cristo filho de Deus. Nós escolhemos nos dobrar de joelhos por amor, hoje aqui desse lado da eternidade, somos aqueles que se dobram e confessam por amor, aqueles que escolhem beijar o filho.”
Coro:
“Seja tudo em todos
Seja tudo em nós”
A sala continua bem cheia. O time de adoração faz uma rápida transição para o segundo ciclo do turno de adoração com palavra.
Oração final: “Ah Jesus como é bom ouvir que o Senhor nos sustentará até aquele dia, obrigada pela graça que o senhor nos dá todo os dias, que possamos olhar para o senhor e permanecer, obrigada porque podemos entender que o senhor nunca nos deixa sozinhos, em ti podemos permanecer, o senhor nos mantem seguros, obrigada pela revelação de sua palavra, amém”