A. Dons espirituais e Habilidades
Eram cheios de dons, essa é a igreja de Corinto, é uma igreja cheia de dons e habilidades. Eram ricas nos dons, qual era o motivo? era exaltação de si mesmo. Não pensavam no corpo de Cristo, buscavam entre eles quem era o maior. Eles não tinham a motivação correta, causavam divisão no corpo. Dizendo: olha o que sei fazer, vejam como sou bom. Um clima de competitividade, achavam uns melhores que os outros. Falavam da boca pra fora, elevavam a si mesmos do conhecimento de fé e de profecia. Por fora eles tinham muitos dons, mas por dentro pensamentos sorrateiro. Aparentemente estavam vivos, mas por dentro havia pecado e morte, desejavam manter as aaperências. Eles não percebiam que não davam conta de si mesmo. Se desviaram do propósito de Deus.
Coro:
“Tinham tantos dons, não era para a glrória de Deus mas pra glória de si mesmo, tinham tantos dons mas no seu coração não havia amor”
B. Superioridade do amor
Eram cheios de dons, mas sem amor. Era apenas necessário lembrar que os dons são presente de Deus, são para edificação do corpo de Cristo e não glória de si mesmo. Devemos buscar os melhores dons, mas não se esquecer do caminho superior, por isso que Paulo disse: ‘Olhem tantos dons mas agora lhes mostrarei um caminho que é superior. Eu vou te contar que há algo mais a falar. Sim, mas o que há de tanta valia de tantos dons e no fim do dia faltar amor? Nada vale a pena se não tiver amor. Ainda que entregue seu corpo para ser queimado, que reparta todos os bens, de nada vale sem esse caminho que nos conduz a servir o corpo de Cristo.’ Sim, é superior e insubstituivel, o caminho melhor. Revesti-vos de amor. ‘Amem uns aos outros como eu vos amei’.
Coro:
“Podem fazer o que quiser
fluir em todos os dons
mas sem amor
de nada valerá”
Coro:
“Lembrem-se de amar
No fim de tudo
esse é o ouro que permanecerá”
A. Não é incinveniente, é bondoso
Esse é o amor de Deus, não é rude. Será que somos capazes de mensusrar esse amor? Esse amor não olha para suas próprias preocupações. Um amor que foi… Jesus deu a sua vida amor diferente do que vemos é o amor tão especial que parece distante mas não é. Ele é real, é completamente aplicavel, basta olhar para Cristo. Basta olhar para Cristo e saberá o que é o amor. Dá pra perceber a diferença, olhe bem: esse amor não é inconveniente. Esse amor não é um amor que falará mal dos outros, não é o amor que falta com respeito, não é o amor que age com desdém, antes ele valoriza o outro. Não encontramos em nós esse amor, ele não é desagradável no falar, pelo contrário é cheio de bondade e gentileza no falar e no agir. Voce me diz “eu nasci assim, essa é minha natureza, mas é o contrário desse amor” Esse amor só quer a verdade, a verdade de Deus. Sim, esse amor nos faz de maneira decente. Da mesma fonte não pode sair água pura. Copo pode dizer que ama se dá sua boca só sai coisas ruins? Como pode dizer que ama se não se reveste de humildade, bondade e compaixão? Mas antes busquem viver em paz, busquem toda bondade, deixem de lado toda maledicencia. Esse amor cheio de bondade é praticado em ações, não apenas palavras.
Não fale do seu irmão, mas mesmo aflito protege seu irmão, comporta com compaixão. Essa é a maneira certa de viver. Esse amor que não vence o mal com mal, mas vence o mal com bem. Livre da ira, da raiva, de toda maldade, maledicencia. Precisamos dar resposta branda que desvia o furor.
Coro:
“Aparta-te do mal
e faça o bem
esse é o padrão
do amor de Deus”
Tudo sofre, tudo crê e suporta. Esse amor espera o melhor além de não disseminar o mal, ele não espera o mal. Esse amor persevera, suporta, tudo crê. Ele olha para o final e se recusa a fracassar, tem certeza que existe esperança. Não desiste facilmente, não entrega os pontos. Esse amor não está preocupado, não. Ele espera pacientemente sempre crendo no melhor, escolhendo não expor o seu irmão, mas o amor cobre uma multidão de pecados, é um amor totalmente treinado na paciencia. Ele não faz comentários desconfortáveis. Escolhe estender misericórdia assim como nosso Cristo fez. Talvez você diga “Como vou viver isso? É impossivel! Parece tão distante pelo meu pecado. Esse amor parece tão perfeito, será assim tão acessivel? Eu não sinto que consigo lidar com esse amor. Graças a Deus por Jesus, pois ele mostrou o amor de verdade que vai além do nosso olhar. Sim, nós temos um parâmetro, temos para quem olhar! Esse amor vem de um homem perfeito.
Olha, vejam, analizem como Ele fez: uma mulher foi exposta diante de uma multidão, ela foi trazida diante de todos. O seu pecado foi exposto no meio de uma multidão, sua intimidade, apontaram vários dedos para ela “Pecadora, pecadora!”. Pareceu que a condenação era o destino dela, todos perguntavam a Jesus o que farás com essa mulher? todos queriam acusa-la, julga-la porque é assim no tribunal dos homens. Esse parecia o seu fim. “Mestre, a lei de Moises nos diz que tais mulheres merecem ser apedrejadas, o que você vai fazer? Diga, Você vai negar a lei de Moisés?” Antes, ele ficava em silencio até que respondeu: “Quem não tiver pecado, quem não tiver erro no seu coração, quem antes não pecou, atire a primeira pedra, julgue-a. Se voce é tão melhor que ela, atire a primeira pedra.
A diferença é que ela já foi exposta, mas o seu pecado está encoberto, mas eu te dou a chance de se concertar. te dou uma nova esperança, não há condenação sobre ti, sim seu amor é capaz de perdoar, de encovrir uma multidão de erros. trazer a renovação através da esperança. Onde estão, onde estão os acusadores?misrricordia, misericordia. Naquele momento ela ficou consciente que existe amor, que existe restauração. esse ´eo amor que cobre, que tudo suporta. agora que só sobrou voce e eu, saiba que não te julguei, mas em amor te renovei. Vá e não peques mais.
Coro:
“Vá e não peques mais
o meu amor te encontrou”
“Está disposto
a escolher o amor da Redenção?
Está disposto
a ter esse amor por seu irmão?”
Coro:
“Senhor,
da-nos Teu amor.”
Ciclo 1
Estamos iniciando mais um turno de adoração com palavra, a sala está cheia e os alunos do fascinação estão presentes. Algumas pessoas estão lendo a bíblia, outras estão se organizando para o início do turno e algumas já estão concentradas. O som do teclado trouxe um ambiente de paz e serenidade.
Durante a canção corporativa a líder ministrou sobre o amor de Deus. “Esse é o teu amor por mim, que me alcança todos os dias, que está comprometido com o meu caminhar. Firme essa verdade em nós. O teu amor é mais forte que a dor, o teu amor é mais forte que a culpa. É isso que o teu amor faz em mim, leva embora todo peso. Isso é sobre o seu amor, isso é sobre a sua misericórdia. Seu amor leva embora todo peso, toda culpa, todo fardo pesado, o seu amor sobre nós é redenção, restauração, é de resgate, por isso nós cantamos de volta pra ti. Por isso nós cantamos de volta pra ti, nós fomos redimidos e resgatados. E se porventura ainda hoje lidamos com algum tipo de acusação você nos diz: “você é meu filho e eu te resgatei”.Onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus, essa é a tua verdade sobre mim, existe graça abundante, existe misericórdia abundante, todos os dias, onde parecia perdido, e onde parecia quebrado, você canta redenção, você canta restauração. Cante sua canção de restauração e redenção sobre nós Deus, leva embora o peso da culpa. Cante, cante essa canção. Retira, retira a voz de acusação, ressoe a sua voz que traz sentido. Esse é o som da redenção, abra nossos ouvidos para ouvir tua voz. Espírito Santo de Deus, enquanto estamos aqui, faz redenção fluir, onde quer que esse som chegue que vida flua. Ao som de nossas vozes e ao som dos instrumentos, que vida flua. Nós acreditamos no teu poder de redenção e de transformar histórias. Jesus, faça chegar o som da redenção no coração agora mesmo, em corações quebrados, sem esperança de um futuro de paz, que estão passando por dias maus. Cante sobre eles a tua canção de redenção. A tua especialidade é pegar cinzas e transformar em beleza. Eis-nos aqui com corações quebrados Senhor, traga tua canção de redenção, de louvor e de vida.”
Algumas pessoas estão orando e outras estão cantando com as mãos levantadas enquanto só os instrumentos tocam.
A lider de oração agradeceu ao Senhor por mostrar o amor superior de forma que podemos refletir quem Ele é, pediu para que nos capacite a amar uns aos outros como o Senhor nos amou.
Ciclo 2:
Pai, o senhor nos ensina o verdadeiro amor que tudo espera e tudo suporta, nós te pedimos, nos ensina com esse amor precioso e profundo, amor alto, largo, que estende graça e misericórdia todos os dias, nos ensina a acreditar, suportar e esperar o melhor pelo nosso irmão. Estende sobre nós a tua graça, queremos ser mais parecidos contigo, mas se não tiver amor de nada vale. Obrigada por nos ensinar a amar sobre todas as coisas.