A.
É assim que inicia a vida de um profeta, é dessa forma que se inicia o ministério de Oseias, em meio a um povo idólatra, povo distante de Deus, em meio ao povo de corações obstinados se inicia a jornada de Oseias. Um povo que não quer ouvir a voz de Deus, sim, um povo com atenção dividida, não querem ouvir a palavra, não querem enxergar a Deus, que rejeitava ao Senhor, que inclinava o olhar para longe de Deus. Esse convite é de se casar com essa mulher impura, esse foi o convite desse profeta, viver a mensagem. Que convite difícil de aceitar, se casar com uma mulher impura, Oseias. O convite de encarnar a mensagem que ouviu do Senhor, será Oseias que você estará pronto para o convite que Deus te chamou para ir? Oseias, o seu amigo te chamou pra conhecer a outro coração, você está pronto? Oseias, você está disposto a sofrer aquilo que o coração de Deus sofre? Esse convite é para falar com os lábios mas para viver o que povo está fazendo. Oseias, não basta somente ouvir, não basta apenas gostar, chegou a hora de ser apenas palavras e de ir ao convite de Deus, o seu título não mais importa, agora você vai viver o que fala. Esse é o convite de Deus, abandonar a sua reputação, está disposto, Oseias? Vai custar tudo aquilo que você fala no altar também falará as pessoas ao seu redor, esse é o convite de viver a mensagem, a negar a si mesmo e ser manso e humilde, é de olhar para si mesmo e ver qual é a intensão de pegar a palavra e viver, é viver e ter as marcas da palavra, é ter um testemunho vivo, está disposto a perdoar, de sofrer pela mensagem, Oseias, está disposto a perder a reputação? Será mesmo que estará pronto para ser humilhado? Será que estará disposto a sofrer, está disposto a estar em uma situação desconfortável a favor de pregar a mensagem de Deus? Está disposto a se considerar tudo com perda? Será mesmo que está disposto a muitos te chamarem de louco? A desonra está a sua frente, você será rejeitado, esta disposto a quando te chamarem de radical por causa da mensagem, você poderá ser humilhado, acusado por amor a mensagem desse evangelho. Mesmo quando eles rejeitarem a palavra você irá continuar e perseverar, mesmo que isso custe tudo, será mesmo que o seu coração entenderá. Mesmo se custar tudo que você tem como bem mais precioso, mesmo se isso lhe custar os seus planos. Você não será reconhecido pelos homens, onde está o seu coração? Qual será a sua recompensa? Mesmo que você seja feito de espetáculo você irá anunciar a mensagem, será mesmo que está disposto a não viver aquilo que você quer mas aquilo que Ele quer?
Coro:
“Eu esperava um convite
que me saciasse e me aplaudisse
mas nessa história de amor vai custar
permanecer o mesmo”
B. Gômer, uma mulher com coração com suas próprias paixões
Gômer era uma mulher impura entregue as suas próprias paixões, uma mulher refém do próprio coração, era alguém que não se contentava mas ia correndo atrás dos seus amantes. Gômer, uma mulher de coração dividido e que tinha várias paixões, cheio de deuses, o pecado era tão compulsivo nela. Uma mulher que não sabia o que queria, estava perdida na sua própria idolatria, vivia os seus próprios prazeres, fazia o que era melhor para o seu próprio entendimento e coração, preenchia os vazios do seu coração com outros amores, vendia a si mesmo e a seu coração a vários, não eram só homens mas eram vários deuses que adorava, eram esses deuses que governavam a sua vida, sim, ela vivia suja, perdida não se encontrava e se satisfazia. Nós julgamos tanto Gômer mas fazemos o mesmo, muitas vezes buscamos preencher o nosso coração em outras coisas, tantas coisas tomam o nosso coração com deuses que se parecem mais com nós mesmos, é isso que fazemos, pegamos até coisas lícitas e boas, quantas vezes construímos altares para nós mesmo? Idolatramos tantas coisas, tantas pessoas, colocamos muitas coisas no lugar de Deus na nossa vida, outras paixões e outros deuses, como nosso coração é tão frágil! Colocamos até coisas boas no lugar dele, colocamos nossos sonhos e prioridades no lugar de Deus. Será que o meu deus não é aqueles planos que fizemos? Será que o meu deus não é aquela lista de sonhos? Aplausos, visibilidades, elogios das pessoas, tudo queremos para nós, será que esses não são os deuses do nosso coração? Será que o meu deus não é a expectativa que colocamos em pessoas e relacionamentos? Será que o nosso deus não é nosso ministério? Família e amigos podem também roubar o nosso coração. Ai de mim! São tantos deuses! Será que quando chegar o dia mal que eu ouvirei as vozes desses deuses que eu criei? Pergunte agora mesmo: Será que eles podem te tirar daí? Será que a força do teu próprio braço pode te tirar daí? Você poderá clamar mas será que esses deuses irão te escutar e te responder? Será que vão te ajudar no dia mau? Será mesmo que eles vão te escutar e saber o que falar. Você pode clamar e tentar, será que esses deuses irão te responder?
(“Ouça a reposta dos seus deuses”)
[…silêncio…]
(“Você não vê? Eles tem boca mas não falam, eles não tem poder para te salvar”)
Esses deuses não tem poder para te salvar, esse deus chamado ego não tem poder para te salvar, os seus ídolos não vão preencher o seu coração, eles tem bocam e não falam, tem olhos mas não veem, eles não podem te preencher. Não definem por onde você vai e quem você é, eles não podem preencher as suas expectativas, não podem afirmar a sua identidade, eles não têm nenhum poder, só há um que morreu em seu lugar.
Coro:
“É necessário avaliar o que tem se amado mais
a quem se tem prestado culto
Há um só Deus, um único Senhor
a quem damos devoção”
C. Mesmo que o povo seja inconstante e tenha se desviado do Senhor, Ele permanece fiel a aliança que fez desde os dias de Abraão
E apesar da dureza do coração, o Deus fiel que jura por si mesmo, acaso Ele fala e não cumpre? Ele é um Deus imutável. Sim, se Ele falou certamente cumprirá, o Deus que guarda a aliança e a misericórdia de gerações, o Deus que continua o mesmo, hoje e sempre. Ele continuará conquistando o seu olhar até te ter por completo, mesmo sendo infiéis Ele permanece e não muda, mesmo que nós venhamos mudar Ele permanece o mesmo. Ele não é como o homem mas a sua palavra é pura, mesmo a dureza do coração que eu possa ter, Ele permanece com os seus olhos sobre mim. O pecado e a iniquidade não abalam o seu caráter e seus atributos, mesmo diante das minhas falhas ele não se assusta e permanece o mesmo. Será que ele falharia? Será que ele mesmo não cumpriria? Será que Ele se surpreende com meu coração fraco ou continua olhando com amor sobre mim? Ele é fiel, os meus erros e fraquezas não mudam o que Ele pensa sobre mim, esse amor mesmo que eu possa me abalar Ele não será abalado.
Coro:
“Ele tem o desejo de ter uma companheira fiel,
Ele continuará conquistando o seu olhar
até que se torne a sua noiva”
Coro duplo:
“As estações mudam assim como eu
mas Ele permanece fiel
as estações mudam assim como eu
mas seu amor me persegue”
A. Pelo eterno amor e zelo, Deus decidi disciplinar o seu povo, Ele coloca os muros e espinhos a fim de nos trazer de volta para Ele.
O seu povo é precioso demais para o Senhor, por isso que Ele fará tudo para cuidar e zelar. É o mesmo que disse: levantarei muros. Ele vai zelar pelo jeito dele, da forma dele irá fazer. Ele mesmo disse que nos disciplinaria, mesmo que as portas estejam fechadas é o próprio Deus fazendo o seu trabalho em mim, as tantas portas fechadas são sinal de alerta do zelo do Senhor, é isso que o Senhor faz, Ele destrói tudo que rouba o seu lugar no nosso coração, Ele sabe tratar o interior, e trata toda culpa. Ele é um Deus zeloso e cuidará do nosso coração, mesmo que chegue o dia que eu chorarei eu sei que Ele busca me aperfeiçoar. Não há como servir a dois senhores, não existem dois tronos, há um só que pertence somente a Ele. Isso é o que o zelo do Senho faz, pois Ele prefere me ver chorar do que perder, prefere abalar meu coração hoje do que naquele dia. Ele tira os outros amores, Ele prefere me ferir do que me perder. Todos os seu nãos foram o teu zelo sobre mim, sim, ele prefere me proteger para que eu volte a Ele, cada um desses espinhos que eu possa encontrar no caminho eu sei que é Ele querendo trabalhar o meu caráter.
Coro:
“Abandonada pela rua
eu te encontrei imunda,
mendigando o pão que já te dei
Mas da minha parte dessa história,
eu cumpro a aliança,
não existe mais distância, venha a mim”
Coro duplo:
“Ele sabe cuidar,
ele sabe tratar,
me mostra o seu amor e o seu zelo”
Nesta tarde em Florianópolis o dia está bastante ensolarado com poucas nuvens no céu. Antes do início do turno o líder de adoração canta a música “Que Ele Cresça” (Deigma Marques). A sala de oração conta com a presença dos alunos da turma 21 do Intensivo Fascinação, no momento as pessoas estão em seus assentos com sua bíblias concentradas. Durante a adoração corporativa do primeiro ciclo, o líder de adoração canta o coro da música “É Ele” (Drops), em seguida ele canta um coro espontâneo:
Coro:
“Vale a pena viver por ti
pelo prêmio de te conhecer.”
Coro:
“Vale a pena te entregar tudo”
Durante o segundo ciclo as pessoas permanecem em seus assentos atentos a palavra de Oseias, sobre um Deus tão zeloso conosco que se necessário coloca muros e espinhos no nosso caminho para trazer de volta a Ele. Ao final do turno o líder de intercessão faz uma oração:
“Senhor, a nossa oração é que nosso coração não se ofenda quando você vier nos abalar e as portas estiverem fechadas. Nos ensine sobre o seu amor. Abale os nosso corações hoje para que não precisemos ser abalados naquele grande dia, abale os ídolos dentro de nós, nos torne santo como você é santo, santifique as nossas intenções. Que não venhamos viver um evangelho da boca pra fora, mas que seja um evangelho de acordo com suas escrituras, nos ensine um pouco mais sobre o zelo que você tem pelo seu povo. A nossa oração é essa.”