A. O Senhor
O Senhor é o meu pastor, ele é aquele que me define, o Deus da minha história, aquele que tem a voz sobre todo o meu ser. Senhor de toda a realidade, o Deus criador, bem-feitor de tudo que existe. O Senhor sobre todas as coisas, incomparável, que tem sua voz conduzindo tudo. A mesma voz que estava no início de tudo, sustentador de todas as coisas pela palavra do seu poder, é aquele que sustenta o universo com suas mãos. É a sua voz que canta sobre mim. Ele é quem ele é e nada é necessário para explicar quem ele é. Quão insondáveis são seus pensamentos, o Deus que não volta atrás, seus planos permanecem de geração em geração, seus planos estão permanentes, pois Ele não muda nem falha. Ele não se esquece de nenhuma das suas promessas, nenhuma de suas palavras. Esse é o meu Senhor que mesmo sendo grande importa-se com alguém tão pequeno. Me alcança todos os dias, me cobre por trás e por diante, envolve todo o meu ser, Ele não somente cobre toda a existência, mas também vem aqui nesse ser tão pequeno e miserável, me sonda e me cobre. O Senhor é o mesmo ontem, hoje e para sempre e permanecerá sendo fiel. Tudo é feito por ele e volta pra Ele, todas as coisas apontam pra quem Ele é.
Coro:
“Todas as coisas as coisas apontam
Pra quem Ele é, pois Ele é o Senhor”
B. Meu Pastor
Esse pastor busca as ovelhas e traz de volta, esse é o Senhor que cuida também das minhas emoções, ele cuida e guarda. Você não é somente acessível para as multidões, você também é só de um, que precisa de atenção. Se deixa ser achado por aquele que está sujo, por aquele que precisa de pastoreio, ele é aquele que pastoreia e limpa o meu coração, e com compaixão me encontra, mesmo que longe eu possa ir. Com olhos de amor você olha para essa ovelha que ficou no meio do caminho e dá a mesma atenção que pras outras que estão em lugar seguro. Sim, você não ignora, não abandona, você olha, você volta e resgata, e deixa as noventa e nove por causa de uma só, e vai ao encontro e resgata pra si, bom pastor. Misericordioso, cheio de amor, esse é o bom pastor, ele dá a sua vida por isso eu posso cantar que hoje…
Coro:
“O feitor de toda existência
é o pastor da minha’lma,
resgatador do meu coração”
C. Nada faltará
Nada foge dos seus olhos, você sabe tudo que eu preciso, de nada tenho falta porque sei que você é minha provisão. Você é aquele que me conhece bem, você é a fonte de todas as coisas, e preenche todo o meu ser, por isso não terei falta de coisa alguma. Tu trabalhas por aqueles que te esperam e não os decepciona, a sua esperança não decepciona, você cuida até mesmo das aves dos céus, então porque não confiar em ti? Você sabe prover em tudo, pois só tu tens minha vida escrita em teu livro, tu sabes de tudo que eu preciso, e sabe que eu já tenho tudo no Senhor. Você é a própria provisão, você é o próprio pão, a fonte que sacia.
Coro:
“Comam, bebam
Ele é o pão da vida
Ele é a água viva”
Coro duplo:
“Descansarei, confiarei
Na provisão de suas mãos”
D. descanso em pastos verdes
Ele me guia a um lugar de descanso, a um lugar de confiar, a um lugar de onde eu não temo mais o amanhã. Eu sei que posso me deleitar em seus braços, eu sei que não vou me decepcionar, em ti há verdes pastos onde eu posso descansar. Pois nós somos um povo que não tem pastor, que não tem aquele no barco, que apazigua a tempestade, e o vento e os mares obedecem à sua voz. Ele fez paz com Deus e comigo mesmo e além disso também disse paz comigo, com Deus e com o mar. Ele é aquele que nunca sai do barco, sempre estará comigo e por isso eu posso descansar que ele me basta. E ainda que eu não consiga enxergar as cores do pasto também nessas águas tranquilas eu vou confiando, eu vou descansando nele. Ouça minha voz, ele diz: vem pra mim. Mesmo quando os pastos não estão verdes, ainda ele diz: espera em mim e tenha plena confiança de que eu te levarei aos pastos. Em meio ao turbilhão e aos ruídos, creia. Em meio ao turbilhão e aos ruídos, ouça a minha voz, ele diz. Em meio às minhas ansiedades eu não tenho o que temer. Mesmo que eu não veja, ele diz levante a cabeça e veja, os pastos estão se aproximando, levante os olhos e veja está adiante de você. Águas tranquilas, com ele eu não preciso de temer as tempestades, não preciso de temer as águas não. Com ele a tempestade para, todas as coisas obedecem ao som da sua voz.
Coro:
“Abaixe as frequências
do seu coração,
confia em quem pastoreia
o seu coração”
Coro:
“As ondas atendem ao meu mandar
Sossegai, sossegai
Convosco eu estou para vos livrar
Sim, sossegai
Sossegai, sossegai,
Sim, sossegai”
A. No vale da sombra da morte, não temerei mal algum
No dia mal, quando tudo estiver confuso, quando isso acontecer, quando estiver sem esperança, caos, caos, caos, na noite escura lá fora, no vale ou dia frio, quando isso me acontecer, quando a surpresa me sobrevier, eu não temerei. Mesmo que meus amigos me deixem, eu não temerei pois eu sei que tu és o meu socorro, não temerei pois não estou só, não temerei mesmo que aparentemente tudo esteja faltando, eu sei nada me faltara. Ainda que a mainha se esqueça, o Senhor não o fará, eu não temerei porque lembrei que em ti está minha força. Tu és o Deus da esperança, não temerei, pois tu estás ao meu lado, não temerei ainda que eu não consiga enxergar nada a minha frente, eu confiarei. Eu confiarei, pois ele é porto seguro, torre forte é o nosso Deus.
Coro:
“Porto Seguro, Torre forte
É o nosso Deus, nosso Deus
Luz na escuridão, bom pastor
É o nosso Deus, nosso Deus”
Coro duplo:
“No amor não há medo
No amor não há medo
O perfeito amor
lança fora o temor”
B. Tua vara e o teu cajado me consolam
A sua vara e o teu cajado me consolam, me trazem pra perto e alinham toda expectativa do meu coração. Ela me instrui em conhecimento, a depender de ti no dia mau, a confiar cada vez mais em sua liderança. Sua repreensão traz sabedoria, eu posso caminhar em firmes passos, porque o pai corrige o filho a quem ama. Como eu não esperaria que você me corrigisse e me guiasse? Sua correção gera vida em mim, o cetro de justiça me mantém perto do seu corpo, ele me direciona pelo caminho, e ainda que pareça tudo escuro, é na tua palavra que sou conduzido. Sim, é lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho é a tua palavra. Ela é a que muda, a que me instrui, eu confiarei, eu não temerei. Por isso, filho meu, não despreze a disciplina, o Senhor disciplina a quem ama.
Coro:
“Filho meu,
não despreze a disciplina,
o Senhor disciplina a quem ama”
Intercessor:
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
Coro:
“Permaneçam ligados na videira,
Dê seus frutos ligado na videira”
Estamos iniciando o turno junto com o entardecer, o céu está nublado e ainda conseguimos ver as árvores no fundo da sala. Os alunos estão sentados lendo a bíblia ou em seus computadores.
Durante a canção corporativa a líder de adoração criou os seguintes coros:
“Como um oceano eu quero mergulhar no teu amor
Como nas profundas águas eu quero mergulhar em ti Senhor
E me perder”
“Esse é o meu sucesso:
Te amar e ser amado por ti”
E logo depois cantou a canção “Quando Entras nessa Sala” e alguns presentes se levantaram para engajar na adoração.
“Sejas tudo em mim, sejas tudo em mim”
Coro:
“Eu fecho as portas da parcialidade,
em Espírito e em verdade
Me tenhas integralmente”
O segundo ciclo não contou com canção corporativa, por isso os alunos permaneceram sentados lendo a palavra, e estudando.