A. Posicionamento das noivas insensatas
Há meia noite as insensatas vendo que não tinha azeite pediram as prudentes: Dá nos um pouco do seu azeite e elas lhe responderam como vamos lhe dá? Faltará para nós também , vá buscar para vocês. Ouçam, prestem bem atenção para as palavras de Jesus. O Reino dos céus serão semelhantes a isso. Todas com óleo porém nem todas com o mesmo coração. Tudo acontecia como de costume: Me empolguei como de costume, o que será que aconteceu. Estava a caminho da festa junto com outras virgens. O tempo foi passando e não me dei atenção que o óleo estava acabando. Por fora parecia tudo como de costume. Não esperava que fosse tanto tempo a demora. Achava que tinha o bastante para a jornada. Me dei conta que faltava, não era o suficiente. Nesses dias existem muitas como ela. Tem bom testemunho para dá. Conhecidos como bom cristão, palavras sábias para dar. Eu falava e agia como um bom cristão. Eu falava porém o que tinha em meu coração? Eu me preocupava em cumprir o necessário. Como árvore frondosa sem frutos. Era falta de me ver como Cristão. Me faltava domínio próprio, longanimidade, os frutos do Espírito.
Coro:
“Acima do chão há tanto para ver
abaixo não há nada para sustentar
Tolo, Tolo o senhor sonda
O senhor conhece”
B. Posicionamento das noivas prudentes
Elas levaram óleo extra em suas candeias, quando recebeu o convite guardei com zelo em meu coração. Desejei honrar a confiança que me foi dada, e levar ao mestre. Eu sabia quem tinha me convidado e qual era o evento que tinha me preparado. Eu me preparei para esse evento, armazenei óleo. O tempo foi passando, mas ao contrario óleo foi sendo gerado e produzido. A demanda não foi motivo de desleixo. Eu não negociei a excelência, a espera não fez eu retroceder ou parar de armazenar óleo para aquele dia. Pelo contrario, cultivei um coração prudente e encontrei tesouros em sua palavra. Me preparei e sondei meu coração. Inclinei meu coração para o discernimento, busquei sabedoria como um tesouro escondido: São os que permanecem em busca do seu amado. Apoiar no ombro do meu Amado era o que me levaria ate o fim. Eu reconheço sua graça e sei que ela basta em minhas fraquezas. No intimo do meu ser tenho prazer em sua lei. Dos pecadores sou o pior mas Deus em sua infinita graça diz: O que é impossível para o homem, eu posso. Reconheci o mal que cometia e não fazia o bem que queria. Todo os dias eu choro e clamo: Eu preciso de ti, com coração arrependido. Com o coração em pecado mas contrito a te obedecer. Mas eu sei que seu poder se aperfeiçoa em minhas fraquezas. A quanta sabedoria em entender que a vida passa e tudo aqui é vaidade. Vi em mim todo o potencial para errar e abandonar os seus caminhos. Mas permaneci em sua casa e deixei morrer minhas vontades. Eu escolhi viver para a audiência de um. Não ajuntei tesouros onde a traça destrói. Eu entendi que obedecer é melhor que sacrificar e que o alvo de minha jornada é Cristo. Maior é o menor, e o que ganha é o que serve. Eu entendi e aprendi. Por isso não hesitei em tomar a minha cruz e seguir a jornada que me fora proposta. Confiando no alto e consumador da minha confiança. Quanta sabedoria há em reclinar a minha cabeça em suas palavras.
Coro:
“O que você chama de sabedoria
é tão diferente do que eu imagino
É alguém quebrantado e contrito,
Dependente de ti”
C. Todas as insensatas dormem
Há meia noite escutasse um grito: ACORDE, desperta tu que dormes, é chegada a hora. Saia pra encontrá-lo. A hora que as máscaras caem, a cortina abre para o final. E o momento chega, aquilo que tá em oculto é revelado, o que foi feito é exposto, coração e tudo sendo colocado a prova. Pediram óleo as prudentes, Rápido, o noivo esta chegando eu ouvi: preciso de um pouco de óleo o meu acabou. Eu não posso emprestar é tarde demais, vá procurar ti. Eu não tenho estoque suficiente para mim. Um pouco não fará diferença agora. O que você chamou de egoísmo agora, antes foi chamado de fanatismo. Nós trilhamos o mesmo caminho, a jornada era mesma. Era pesado demais e achava que o que eu trouxe serviria. Eu preciso de óleo, por favor. Esse óleo custou tudo que eu tinha. Misericórdia foi os dias que Ele te chamou porém você não foi e agora a porta esta fechada. Não há mais tempo, acabou e não tem como fazer empréstimo de óleo.
Coro:
“Como construir uma vida inteira
Quando a meia noite chega
Como construir uma casa inteira
Quando a tempestade vem”
Coro duplo:
“Leva tempo, custa tudo
Produzir azeite puro”
Coro:
“Louca, louca
É quase meia noite
Você não vê o que esta faltando
Louca, louca
É quase meia noite
É hora de viver de dentro pra fora”
A. Dia incerto: SE PREPARE, NOIVA MINHA.
Há o grande dia chegou. A mesa esta posta, o banquete foi servido. Bem aventurados são os convidados para o banquete, para as bodas do cordeiro. Eles são os que perseverarão até o final. Felizes são os que abraçaram a graça de Deus, que privilegio é. Eu me lembro das promessas que nortearam esse momento. Preparem o caminho, ilumine o caminho. E agora esse momento é chegado. Todos foram chamados e agora há desfrute na mesa. Que alegria saber que a missão foi completada. Agora o noivo esta com a noiva. A igreja esta pronta. Havia muitas incertezas porem esperei por esse momento. O que Ele falou que aconteceria, aconteceu. Lembro dos homens e mulheres que me julgaram durante minha espera. Lembro quando Abraão, ele não tinha nada, mas confiou em ir para a terra que o Senhor mandou. Tinha apenas uma promessa, uma palavra em seu coração, deixou seu confortável para ser. Não sabia o que aconteceria no futuro mas confiou, contra a esperança, ele creu. Mesmo não tendo todas as respostas, como isso me ensinou, um exemplo para mim. De espera, perseverança pelo dia de sua vinda. Percebo como valeu a pena, eu vejo. Sua promessa não volta atrás. Suas palavras não são vazias como o vento.
Coro:
“Quando a jornada se completar
A alegria será completa
Eu verei o noivo sorrir”
B. O NOIVO ME ESPEROU: DIA GLORIOSO
Que dia terrível, que dia glorioso: O dia do nosso encontro. O monte se abalarão, a dará ordem ao arcanjo e soar da trombeta. O próprio Deus vira e vamos nos encontrar com Ele, os mortos ressuscitarão para esse encontro. O filho do Homem virá na gloria de seu Pai. Todo joelho dobrará, toda língua proclamará sua vinda. O senhor se assentará no trono perfeito e tudo que é imperfeito se desaparecerá. Um dia terrível para quem não se prepararão e não esperarão. Homens fortes e valentes chorarão. A Ele pertence a vingança e o juízo das nações. O Rei virá. Os que não estão prontos sofrerão angustia e dor. Eles dirão ao monte caem sobre nós, até os ricos com o ouro e prata não se livrará da ira do Senhor. Tudo será desfeito pelo calor do fogo. Mas para quem esta preparado será dia de gloria. Um encontro triunfal da noiva com o noivo. Toda Israel salva, todo joelho se dobrará e nova terra com alegria. A Igreja chegará a sua maturidade como Igreja Gloriosa, esse será o dia do Senhor.
Coro:
“Então se verá, o filho do homem
Vindo sobre as nuvens
Com poder e gloria”
C. O DESESPERO DAS INSENSATAS
Se assim como tudo acontecerá, vigiai. Ouça a advertência pois é certo que esse dia irá acontecer, ouça e vigiem. Enquanto ainda há tempo e a janela da misericórdia esta aberta. Cultive o óleo e ouça bem. Estejam atentos aos sinais e não sejam ignorantes. Portanto, vigiai e guardem a fé. Ao filho de Deus, muitos apresentaram suas obras: veja, veja o que produzi, Ele dirá: afastasse de mim, eu não os conheço.
Coro:
“Esse é o dia que o Senhor
Nos deu para cultivar o óleo
Não espere amanhã”
Começando mais um turno, hoje a noite está frienta em Florianópolis. A sala está cheia com a presença dos alunos dos fascinação (turma 21) e comunidade. Durante a música corporativa a sala está concentrada em seus lugares. A líder de adoração iniciou o turno ministrando sobre a sala de oração e a doce presença de Deus, pedindo que nessa segunda-feira não fosse diferente e o Senhor viesse sobre nós, tivéssemos manifestações do Espirito Santo e assim nós se deleitássemos em Ti. Nesse momento os alunos e sala estavam apenas contemplando a Presença de Deus na sala de forma pura e suave. Nesse período a líder de adoração permaneceu declarando o seu amor pelo Senhor: Eu amo, eu amo a sua presença, Te amo Jesus.
Começou um espontâneo sobre o pardal ter encontrado casa e a andorinha ter um ninho para si, sobre termos encontrado os teus altares, Senhor. E como é maravilhoso ter encontrado o nosso Rei e Deus de nossa vida.
Coro:
“Quando tudo mudar
Quando tudo passar
Minha rocha, meu refúgio es”
Coro dupl0:
“Quando tudo mudar
Quando tudo passar
Quando a noite chegar
Quero estar com você”
A Presença do Abba estava tão doce que apenas declarávamos como era maravilhosa e leve
Coro
“Nunca ninguém será capaz
De me oferecer algo melhor
Sua presença, sua Presença”
Coro duplo
“Eu desfrutarei
Do presente da Presença”
Ciclo 2
A sala continua concentrada em seus lugares com suas bíblias enquanto o time de música nos lidera. Teve uma oração final pelo líder de adoração sobre estarmos preparados com as noivas prudentes que cultivam um relacionamento duradouro e constante pois te amam e queremos estar preparados para o casamento.