Mentoria de Salas de Oração
Vagas Primeiro Semestre Encerradas
ADORAÇÃO COM PALAVRA
Música de Transição
Instrumental – Teclado
Texto: Mateus 25:1-9

A. A Busca de óleo

Prestem bem atenção, essas são as palavras de Jesus. Essa historia contada aqui não é atoa, o Reino dos Céus será semelhante a isso. Todas tinham guardados em suas mãos, todas vestidas e esperando o casamento. Aparente estava tudo bem, nem dava para diferenciar quem elas eram. Eu estava como as outras virgens, tinha óleo em minhas mãos, eu estava a procura do cordeiro. Não considerei o tempo da espera, achei que tinha tempo suficiente porém o tempo foi passando e o óleo ia acabando. Achava que dava para remediar aquilo que não foi construído e guardado. Achei que o que produzia era suficiente, se olhasse de fora dava para ver a postura de um bom Cristão. Exteriormente cumpria todos os requisitos, quem duvidaria que eu amava Deus de todo meu coração? As minhas obras eu mesma irei entrega-las, mas o meu coração estava para mim mesma. Eu tinha uma boa conduta, se olhasse para mim olharia alguém de mãos levantadas e servia mas só quando alguém estava olhando. A aparência era mais que o coração, a religião. Eu estava na superficialidade e para mim o que tinha era suficiente. As minhas folhas eram verdes mas as minhas raízes? Me importava mais com a lista de pode e não pode do que viver uma vida digna de ser conhecida diante de Deus. Eu estava em muitas coisas  a fim de me preocupar, porém meu coração estava distante. Corria atrás de tantas coisas, construía tantas coisas mas dentro de mim havia um coração egoísta querendo guardar coração tesouros para mim. Escondia os pequenos pecados atrás de grandes sacrifícios, quanto orgulho. Tinha o olhar dos homens mas será que o de Deus? A terra do meu coração estava rochosa porém achei que nascia ali. Até podia aparentar ser tranquila e calma mas se convivesse comigo veria falta de domínio próprio. Não tinha um alicerce firmado. Me preocupava em ver variadas pregações mas minhas ações eram incongruentes. Ouvia as palavras mas não pratiquei, quanta tolice e falta de prudência. Eu preocupei-me de viver de discursos em discursos mas meu coração tão distante e sem amor ao próximo. Queria reter tudo para mim

Coro:

“Assim como o joio cresce com o trigo
A grande arvore tem da sua sombra
A colheita mostrará
Aquilo que é verdadeiro”

 

B. Óleo extra

Enquanto isso, as sábias preparam suas candeias. Eu guardei com zelo o convite e me preparei. Desejei honrar a confiança que me fora dada. Eu não negociei e não me desleixei. Eu me preparei. Eu queria ver o sorriso do noivo ao receber a sua noivo por isso me preparei para esse dia. Eu me preocupei em levar óleo extra, sabia que o tempo iria passar então me prometi em me preparar. Como as outras 9 eu estava ali também mas ao contrário de algumas eu encurvei meus ouvidos a sabedoria, sabia que precisava dos conselhos seus e sozinho não conseguiria. Escondia suas palavras em meu coração como alguém que encontra um tesouro. Busquei o temor do Senhor ao invés dos homens e cultivei em meu coração. A partir do momento que disse sim ao Senhor eu tive que dizer tantos nãos. Tive que fazer renuncias não por medo mas entendi que o caminho era estreito. Eu encontrei o conhecimento de Deus. Eu zelei pelo caminho para a santificação e preparação. Eu aprendi que na minha força não seria possível, então me apoie em Cristo. O convite e jornada foram de graça mesmo lutando carne e espirito no intimo do meu ser eu me inclinei a caminhar com Cristo, em dependência e confiança. Entendi que sua graça me bastava e seu poder se aperfeiçoava em mim. Você sabia da minha condição desde o dia um, sabia das minhas fraquezas e debilidades, sabia que não sustentaria meus votos porém foi fiel e me fiz fiel a ti. Me abraçastes com misericórdia, sua graça me alcançou. Você viu beleza no barro e grandeza no pó, escolheu vasos quebrados para manifestar seu poder. Mesmo assim me escolheu não por força ou violência mas por teu espirito. Entendi que sou pobre, cego e nu, sendo conduzida pelo teu espirito que me sustenta todos os dias. E por causa de sua graça e esse é o ministério do evangelho quem perde ganha, o menor é o maior. Quanta sabedoria na sua palavra e verdades. Por isso apoiei o meu coração nessa jornada. Caminho excelente por isso não excitei em carregar minha cruz e segui-lo por amor a Cristo.

Coro:

“Se o convite foi graça
Como a jornada também não o seria
Se você começou a boa obra
Como não completaria”

C. Vigiem, o Noivo vem

O noivo chegou, a meia noite o grito se ouviu, as sábias e insensatas se levantaram porém apenas as sábias tinham óleo para alimentar. As tolas pediam: Dá-me um pouco do seu óleo, o meu acabou. E o noivo chegou e a porta se fechou. As tolas voltaram dizendo: Senhor, Senhor.. abra-nos a porta. E o noivo respondeu: Afastem-se, Eu não as conheço. Por isso, vigiai, ouça a advertência. Ele dispensará aquilo que valeu muito diante do homem, mas no final restará o amor aos mandamentos. A advertência que essa historia nos conta: naquele dia não valerá o ministério que fizemos. Nada valera se não fizermos para Ele e por Ele. Fora do lugar de relacionamento não restará nada. Não saberá o dia nem a hora que o noivo há de vir. Enquanto constroem, casam e se dão em casamento. Assim ficará até o ultimo dia mas o juízo virá. Há será que Ele vem, pois até os tempos dos antepassados tudo está igual.. zombaram no seu coração mas se esquecem como foi nos tempos atrás que tudo foi desfeito pelas águas. Ouçam o que Ele prometeu, se apeguem as palavras de vida eterna. Pregue a palavra e tenha relacionamento. Em vista da exortação que tipo de pessoa é necessário que você seja? Ouça.

Coro:

“Vigiai e orai,
Mantenha acessa
A esperança

Vigiai e orai,
Pois não sabeis
O grande dia”

 

 

 

 

 

Observações Adicionais
Ciclo 1

Começando mais um turno, hoje a noite está frienta em Florianópolis. A líder de adoração iniciou o turno ministrando sobre a sala de oração a canção Maranata. Durante a música corporativa a sala está concentrada de forma silenciosa, em seus lugares. Juntamente com a canção Fé, declaramos que não pelo que vemos, mas sim pelo que cremos, fixamos os nossos olhos, no Consumador de nossa Fé. Começou um espontâneo sobre a maior recompensa e tesouro que poderíamos encontrar. E como é gracioso ter recebido essa recompensa, pois nada se compara a ti, Jesus, ao dia que você virá.

Coro:

“Não existe um outro
Nenhum outro tesouro
A recompensa é você.”

Coro duplo:

“No final da Jornada
A linha de chegada é você
Quando penso no prêmio
A imagem que vejo é você”

De uma coisa temos a certeza é que sim: valerá a pena! Começou um espontâneo de uma oração ao Senhor nos encher com essa convicção que valera a pena viver uma vida santa e piedosa, tomar a cruz e segui-lo. Pois toda dor é por enquanto, quando olharmos nos teus olhos, quando ouvimos do Senhor: Servo bom e fiel. Quando o Senhor enxugar toda lagrima, valerá a pena.

Coro:

“Não desanime
Corra a corrida
Os olhos que queimam
Estão te aguardando”

Coro duplo:

“Se não recostarmos
No peito do Amado
Como chegaremos
Até o grande dia?”

A líder de adoração começou a ministrar juntamente com o coro: Se não formos sustentados pelas tuas mãos de misericórdia, como chegaremos até o grande dia? Se não formos carregados pelos teus ombros de misericórdia, como chegaremos até o grande dia?

Coro:

Leva-nos Senhor Jesus
Em teus ombros de misericórdia.

Nesse período a líder de adoração permaneceu declarando a presença do Espirito Santo na sala e que Ele esta derramando esperança nos corações, restaurando vigor, a esperança dos que esperam. Ele esta aqui, está nos lembrando de suas promessas, está nos lembrando e trazendo a memória aquilo que dá a esperança. E não há esperança maior que o dia de sua vinda. Ele esta soprando esperança aos corações. Doce presença, doce esperança, que vem do alto e preenche os corações: dos cansados, dos aflitos; dos que esperam contra a esperança mas permanecem firmes em fé. Lembra-nos Senhor que virá.

Coro:

“Tu que és o alfa e ômega
Eu que sei que me levarás
Do início ao fim

Oh, autor e consumador
Eu sei que completarás
Tua obra em mim.”

A líder de oração finalizou orando para que o Senhor nos capacite a vivermos dignos do seu chamado, a nos mantermos fiéis até o grande dia e aceitemos a esse convite. Lembra-nos que o Senhor é o mais comprometido em nos levar até o fim dessa jornada e tem amadurecido o nosso amor. Nos faça convictos da tua palavra. Aumente em nosso coração do anseio pelo dia do Senhor e nos livre de sermos negligentes.  Ansiamos o dia que virá com glória. Nos faça dignos de nosso chamado e que estejamos cultivando óleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCRIÇÃO