A. O Senhor é o meu pastor
O Senhor que é bom, dono de tudo, esse é o meu Senhor. Aquele que é majestoso em glória, aquele que é o sol e que acima de todos, aquele que está assentado sobre o trono, nada está oculto para o Senhor. Ele vê e sabe de tudo que existe, esse é o Senhor, nada foge do seu olhar, ele vê tudo! Soberano sobre tudo, sabe de tudo, a terra é o estrado dos seus paz, o reino desse Senhor é firmado em verdade, esse Senhor é tão justo, é imutável, aquele que permanece o mesmo, o Deus que não muda, o mesmo ontem e hoje é o nosso Deus. Ele não muda, Ele é o princípio e o fim de eternidade a eternidade, aquele que era que é e que há de vir, que sempre esteve, sempre existiu, é o meu Senhor. Quem é que pode se comparar a esse Senhor? Ele que tem nas suas mãos o domínio de tudo, todo poderoso, soberano sobre tudo.
Coro:
“Deus da criação, a voz da existência
me chama pelo nome, Ele é meu e eu sou dele”
B. O criador de todas as coisas é o meu pastor
Posso chamá-lo de meu pastor, um Deus tão grande mas que está tão perto, é Ele que apascenta o meu coração, esse é o meu pastor, quem cuida de mim, esse Deus e Senhor tão grande me chama e eu reconheço a sua voz, Ele que me chama para perto, esse é o meu pastor que quando chama pelo meu nome eu reconheço a sua voz. Eu era desgarrado, eu era sozinho, mas agora tenho um pastor, eu era como a ovelha perdida mas o pastor me encontrou, quando eu andava perdido sua voz me levou para perto. Ele largou as 99 e veio até a mim, Ele me ama tanto que dá a sua vida por amor, o meu pastor me sustenta em todo o tempo, Ele é aquele que diz “Eu nunca te deixarei, Eu nunca te abandonarei”, Ele conduz os meus caminhos, está sempre comigo. O meu pastor nunca me deixa, Ele não me deixa só, e até quando eu penso que estou sozinho eu escuto a sua voz dizendo “Eu te ajudarei” e a sua voz me acalma. A voz do meu pastor me traz pra perto e eu irei corresponder ao seu chamado, eu irei sabendo que é o pastor que se preocupa com a sua ovelha e sempre estará comigo, Ele está comigo, meu pastor me chama e me conhece. Conhece o meu deitar e o meu levantar, esse é o meu pastor, não há nada em mim que Ele não conheça, Ele é mais intimo do meu coração do que eu mesmo, é o meu pastor que é também o meu criador, Eu ouço a sua voz e o reconheço, eu lanço o meu fardo sobre Ele que sabe cuidar de mim, Ele é quem sustenta a minha vida, como não confiar no meu pastor? Eu sou sua ovelha. Esse pastor me faz beber de águas limpas, e das suas águas quem bebe nunca mais terá sede, será para sempre saciado.
Coro:
“Mesmo sendo grande, Senhor do universo
o meu pastor está por perto.”
C. De nada tenho falta, o Senhor é aquele que tem provisão em suas mãos
Se Ele é o meu pastor, nada eu posso temer, Ele é o meu sustento, tudo o que eu preciso está nele, meu sustento é. Ele é a minha provisão, fonte da minha vida, eu não preciso guardar em meu coração qualquer ansiedade por que eu sei que estás comigo, além de estar comigo ele me sonda e conhece o meu interior. Eu olhei para o bom pastor e encontrei o que preciso, Ele é o meu sustento e a minha força, então por que eu vou me preocupar com o que vou vestir? Por que eu vou me preocupar com o que irei comer? Eu sei que tu és o meu sustento. O cenário de silêncio lá estava e do meu pastor eu provei da sua bondade, no deserto Ele proveu durante o dia e a noite, naquele deserto Ele proveu o maná do dia, por que eu devo duvidar? Eu sei que me sustentará, és o meu pastor fiel! As suas palavras são o meu alimento, posso me alimentar de ti, elas me dizem “Não se preocupe”, você me dá o que eu preciso, eu posso ser totalmente satisfeito em ti. Ele é a minha provisão. Se eu tenho Ele de nada eu tenho falta, Ele é tudo que eu preciso, nada mais me faltará se eu tenho a Ele. O seu nome e a sua voz me asseguram que eu posso confiar em ti, como não confiar nesse Deus? Ele é digno de toda confiança, não pode negar a si mesmo, então como eu não confiarei nesse Deus que não volta atrás na sua palavra? Como eu não confiarei em um Deus que é tão fiel como tu?
Coro:
“Mesmo no deserto
nunca faltou nada,
olho para o meu pastor
e encontro o meu sustento”
A.
Lugar de dor, lugar escuro, o que eu vou fazer? Nesse lugar tão escuro não vejo nenhuma luz aqui, estou tão sozinho, o meu coração está tão escuro, são tantas dúvidas, eu me pergunto onde está o meu Deus. Dor e aflição vieram sobre mim, eu me pergunto até quando Senhor se esquecerá de mim? Até quando estarei sozinho aqui? Até quando sentirei o Senhor tão longe? Será que Ele continua comigo? Esse é o meu lamento, Deus meu! Deus meu! Por que me desemparaste? Até quando, Senhor? Estou no dia mau, tem misericórdia de mim! O choro está ganhando forças em mim, Deus meu, me perguntam “Onde está o seu Deus agora?” E logo eu ouço dizer “O choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã” mas parece que o amanhã não chega. Então Senhor eu peço olhe para mim e responde-me. Estou aqui não consigo pensar em nada, estou tão sozinho e tão desesperado, não há saída, já não há mais forças. Será que Deus pode ver o meu sofrimento, são tantas perguntas e lamentos que há em meu coração, são tantas dúvidas sobre o futuro que eu me vejo tão pressionado. Eu vejo que quando estou sozinho que sou tão fraco.
Coro:
“Quando estou aprendendo a confiar
naquele que me trouxe para cá
o meu choro está amadurecendo o meu amor”
B. Em meio aos caos não temerei, a sua luz brilhou em meio a escuridão
Não há mais com o que temer, como eu aprendi nos momentos de dor! Os momentos de aflição me ensinaram a confiar nele, que bom que eu fui afligido, assim eu alcancei a sabedoria. A noite escura no meu coração me ensinou, eu sabia que podia confiar que és o Deus da minha vida, antes de ser afligido eu até andava errado mas que bom que veio o dia mau por que agora aprendi como caminhar, agora não há mais medo em mim, o Senhor me livrou e na noite escura brilhou mais brilhante do que antes, eu me lembrei das suas palavras, eu trouxe a memória o que me traz a esperança, mesmo que tenha demorado o amanhecer ele chegou a mim. Que bom que em ti eu posso confiar, agora eu sei que não estou sozinho pois eu olhei para ti e encontrei o meu socorro, eu olhei para ti e fiquei irradiante, pois tu és o meu Senhor, criador de todas a coisas quando eu olhei para ti a tua luz iluminou os meu caminhos, os que estão contigo não se decepcionam pois és um Deus constante e fiel, esse é o seu amor! Isso faz parte do seu pastoreio, eu tive a revelação de quem tu és, em ti eu posso confiar, que bom que eu fui levado a esse deserto pois eu pude provar do seu amor, me falou sobre o seu grande amor e agora que eu o conheço sei que não me abandona, no seu amor eu descobri que não preciso mais carregar fardos pesados, o seu amor brilhou na minha escuridão, a luz que ilumina todo as coisas me iluminou e me encontrou. Eu ouvi a voz do meu amado e Ele veio ao meu encontro, mesmo que vozes falem para mim “Desista dele” eu sei que em ti eu encontrei algo real para viver. Meu Senhor que luta as minhas batalhas, sei que estás a frente, em meio as aflições eu aprendi que não preciso temer, nesse lugar eu pude ver algo que eu não sabia,
Coro:
“O vale não foi o meu fim,
eu aprendi a confiar,
eu aprendi a descansar em ti.
Coro duplo:
“O vale me foi bom
por que ele me mostrou
uma face do amor
que existe em meio a dor”
C.
Não desprezarei a sua correção, a tua correção quer alinhar o meu coração, ela tem me ensinado como devo viver os meus caminhos, eu sei que mesmo quando não vejo você está a trabalhar no meu coração, você me corrige com amor para que eu te responda com temor, a sua correção formou em mim um amor maduro, o seu amor ciumento tem forjado o meu caráter, o seu amor zeloso não me divide com ninguém, sua correção vem sobre mim para que eu me encontre firmado em ti. Você prefere me ferir do que me perder, eu reconheço que você corrige aquele que tu amas, então que bom que eu fui corrigido! Eu aceito ser corrigido e moldado pelo meu Deus, eu aceito ser instruído no caminho da verdade, a sua disciplina vem para destruir o que impede o amor de crescer, eu aceito aquilo que você propõe para mim, eu aceito que tudo que fizeres irá me ensinar, eu entendi que a sua vara é necessária para corrigir o meu coração, eu aprendi que o seu amor não mede esforços, tu moldas o meu coração, você me repreende, você me corrige para me ensinar sabedoria, para me ensinar por onde eu devo andar, para iluminar por onde eu devo ir, os seus caminhos são maiores e melhores que os meus, sim, os seus pensamento são melhores que os meus pensamentos de sabedoria.
Coro:
“Quando chegar no escuro
e passar pelo vale
eu passarei com meu pastor
sei que está gerando temor”
Durante o segundo ciclo o líder de oração conduz a sala em oração:
“Nossa oração nessa tarde é que o Senhor nos de um coração ensinável, Jesus nós sabemos que o Senhor é um deus zeloso demais, nós sabemos que em ti não há sombra de pecado, por isso corrige em nossos corações aquilo que ainda te ofende, nós te pedimos enche os nossos corações de santo temor, pedimos um coração comprometido com o seu evangelho e que não compete com aquilo que o Senhor propõe para nós, não nos permita ser como sepulcros caiados, não nos permita dizer que te amamos e continuar pecando contra ti e ao nosso próximo, nos mostre esse amor ciumento que não permite a existência de outros ídolos, nos leva ao primeiro amor, nós pedimos perdão por todas as vezes que deixamos as outras coisas falarem mais alto que você, por todas as vezes que não demos atenção as tuas escrituras, todas as vezes que não reconhecemos o seu evangelho nas nossas, por isso nesse momento queremos aceitar os momentos de vale se necessário sabendo que esses momentos são para produzir perseverança e para que no grande dia nós sejamos reconhecidos por ti, livra-nos de viver uma vida hipócrita, essa é a nossa oração, para que o seu amor zeloso nos conduz para um lugar de santidade.”
Coro:
“Me ensine o caminho do amor
dirija os meus passos
gera em mim o seu caráter”
Nessa tarde em Florianópolis o clima está agradável seguido de leves chuvas que ocorreram na parte da manhã, hoje na sala de oração estamos com a presença dos alunos da turma 21 do Intensivo Fascinação e alguns membros da igreja local. Durante o ciclo 1 as pessoas estão assentadas em seus lugares concentradas na adoração corporativa, algumas pessoas levantam as mãos e choram impactadas com a mensagem do louvor. Durante a adoração corporativa o líder de adoração canta um coro espontâneo:
Coro:
“Eu sei que eu posso confiar pois é a rocha”
Após a primeira música corporativa, o grupo de adoração conduz a sala cantando o refrão da música “Não seremos abalados” (Nívea Soares). Entendemos que ao construirmos uma vida em Jesus, que é a nossa rocha eterna, lançando os nossos sonhos e planos aos seus pés nós seremos amparados por Ele, não seremos abalados por maiores que sejam os desafios de uma vida entregue totalmente a Jesus.
Durante o segundo ciclo as pessoas continuaram em seus assentos concentradas na palavra, algumas pessoas são impactadas com a palavra cantada, em meio ao vale o Senhor se mostra como provedor.