A. O Senhor é o meu pastor
O Senhor que é o meu pastor criou os céus e a terra, aquele que está na eternidade é o meu Senhor, o todo poderoso, dono da existência que faz do nada todas as coisas, através dEle tudo sub existe. Aquele que sustenta todas as coisas com a sua palavra também é o meu Senhor, aquele que chama as estrelas pelo nome, o Senhor que está em todos os lugares. A sua glória enche a terra, sua voz é como o som de muitas águas, O Senhor dos senhores, quem é comparável a Ele? Puro em todos os seus caminhos, santo Ele é, sua obras são perfeitas, Ele é o criador, sim, Ele é o meu Senhor, esse é o nosso Senhor, o Deus inabalável, sim, Ele é.
Coro:
“A voz que dá sentido a tudo
e que sustenta a criação,
também me chama pelo nome, é o meu Senhor”
B. Esse Deus que é tão grande e sustentador de toda a existência também é o meu pastor
Ah, o Deus tão grande também é o meu pastor, ele cuida do meu coração, Ele me conhece, eu sou a sua ovelha. Esse meu pastor quando me chama eu o reconheço, aquele que sabe cada fio de cabelo meu, o pastor que se preocupa com as suas ovelhas. Ele olha pra mim e sente prazer em me pastorear, é o meu pastor que me define e pastoreia o meu coração. Eu me lembro quando eu estava perdido e o meu pastor me encontrou, Ele veio a mim e me deu vestes novas. Ele fez uma aliança consigo mesmo de cuidar das suas ovelhas, sim, Ele é fiel a suas promessas e muda minha história, então como não confiar na voz desse pastor totalmente confiável? Mesmo sendo tão imensurável, Deus ao olhar para mim me enxerga e ajuda, um Deus tão grande e elevado que olha para mim, sob os seus olhos eu não passo despercebido, Ele se importa comigo. Esse pastor me encontra, os seus olhos estão sobre mim, Ele é totalmente em si mas me escolheu, o meu pastor que deixa todas as ovelhas para vir até mim, antes éramos como ovelhas desgarradas mas agora pertencemos a esse pastor, Ele que dá a sua vida por mim. Como eu poderia negar o seu cuidado? Ele me chama e me encontra, estava desgarrado e ferido mas o meu bom pastor me encontrou e me curou, onde eu estiver eu poderei ser encontrado por ti.
Coro:
“Mesmo sendo grande, o Senhor do universo,
o meu pastor está tão perto”
C. E é por isso que de nada eu terei falta
Sabendo que Ele é o meu pastor eu sei: De nada eu terei falta. Sim, eu posso confiar que Ele me sustentará, então por que andar ansioso se é o meu bom pastor que cuida de mim? Por que eu me preocuparia se eu sei que estás comigo? Por que se perturba, ó minha alma? Se lembre do seu pastor, dele vem a provisão, Ele sabe tudo o que eu preciso, então por que se preocupar, se eu tenho Ele eu tenho tudo, é o meu tesouro real que eu pude encontrar, é Ele. Quem tem esse pastor encontra um tesouro precioso, assim como Davi encontrou esse tesouro precioso, eu peço Senhor, me ensine a confiar em ti pois tu és o meu sustentador. Meu coração está seguro pois eu sei que tu és aquele que sustenta, eu aprendi que se eu tenho Ele eu tenho tudo, podem me faltar amigos mas eu sei que o meu pastor não vai me fazer falta, eu sei que Ele é constante e estará comigo mesmo que me falte tudo. Nada pode se comparar ao tesouro maior que eu encontrei em ti, pode até me faltar tesouros aqui na terra mas o Senhor não me falta, nada me importará se eu tiver o tesouro que é tu.
Coro:
“O tesouro precioso, joia rara é o meu pastor,
Quem te encontra, encontra tudo, Senhor.”
D. Por isso em verdes pastagens Ele me faz repousar
Eu ouço o convite: “Venha para águas de descanso. Saia, minha querida, da fenda da rocha e venha para cá. Eu te chamo para essa estação, o tempo de cantar chegou!” (É tempo de celebrar ao Senhor e descansar nele) “Ó amada, venha para o banquete, eu posso te servir nessa mesa, eu faço questão de te alimentar, eu quero compartilhar meu coração contigo, escute a minha voz te chamando para repousar, meu amor. Amada, será que você não percebe? Apoie-se em mim, não lute com meu amor. Seus olhos para mim são belos. Quem é essa que vejo beleza apesar de tantas feridas e manchas? Minha amada, você que está escondida nos penhascos, eu estou te chamando para um tempo de refrigério e para compartilhar meu amor que não há igual. Amada minha, será que você ainda não percebeu? Não foram os seu recursos que te trouxeram até aqui, eu sempre ti mesmo quando o sol te queimou, será que você nunca percebeu que sou eu mesmo o seu Amado, a sua força? Então Amada minha, levante-se e venha, a minha graça te basta. Você ainda não entendeu que não é sobre o que você faz, eu te amo.
Coro:
“Amada minha, ouça o convite, venha até aqui,
te guiarei a águas tranquilas, só se apoie em mim”
Oração – Líder de oração: “Senhor, no final da história há uma noiva que sobe no deserto apoiada no seu Amado, que bom que nunca foi sobre nós, nunca foi sobre as nossas próprias forças, sempre foi sobre a sua graça, sempre foi sobre o seu desejo de nos encontrar, que bom saber que nós encontramos lugar de descanso em ti, que bom saber que encontramos lugar de refrigério, você é totalmente confiável, por isso nós podemos nos apoiar em você, que bom saber que desde a antiguidade não se viu e não se ouviu sobre um Deus que trabalha àqueles que nele esperam, esse é o seu caráter, esse é quem você é, por isso você é digno de confiança, por isso nós escolhemos esperar em ti.”
Coro:
“E eu descanso nesse amor,
descanso no meu amado”
A.
A noite escura chegou, aflições me alcançaram, nesse lugar eu me senti tão sozinho. O dia mau chegou, não vejo luz aqui, eu olho pro lado e eu só vejo trevas, onde está o meu Senhor, não o vejo, eu olho ao meu redor e só vejo tanto caos, o que será que eu farei agora? Durante esse tempo olharam para mim e me perguntaram “Onde está o seu Deus?” Eu me sinto tão sozinho. Se Ele é tão bom assim por que me permitir sofrer assim? Por que você permitiu isso, Senhor? Eu clamo e te pergunto por que eu fui abatido, por tantas incertezas em meu coração, ó Deus? Diante desse dia mau o meu coração anda tão abatido, será que vou resistir?
Coro:
“No dia mau, na noite escura,
meu coração me ensinou
No dia mau, na noite escura
eu provei o outro lado do amor.”
B. Aquele que não poupou nem o próprio filho mas o entregou por nós como não nos dará todas as outras coisas? Dificuldades e aflições são formas que Ele usa para aperfeiçoar o amor, por isso eu não terei medo.
No vale eu provei de um amor maduro, eu andei no vale e conheci esse amor, eu pude aprender que Ele é digno da minha confiança, que bom que eu fui afligido, é tão fácil te adorar na alegria mas na dor eu tive aprender. Eu aprendi a colocar as minhas emoções nesse Deus. Ele me revelou o seu caráter e eu pude caminhar seguro mesmo em meio ao vale. Eu aprendi que ele me guiará dentre os vales e que estará comigo, eu aprendi que o dia mau é para forjar o meu caráter, aprendi que você caminha comigo. Eu entendi que para você trevas e luz são a mesma coisa pois eu pude ver que se eu passar pelas águas ou pelo fogo tu comigo estás, você me disse que estaria todos os dias comigo. Por que eu temeria qualquer obstáculo se eu sei que tu estarás comigo me guiando, pois não há nada que passe que você não esteja no controle, eu aprendi a olhar através daquela cruz, o teu amor na cruz levou todo o peso, todo fardo, o teu amor lança fora o medo. Você mesmo falou que no mundo teríamos aflições mas você venceu! Por que eu me desesperaria se eu sei que tu venceu o mundo, você venceu a morte.
Coro:
“Homem de dores que conhece
o sofrimento mais profundo.
Andou comigo em meio ao vale e
me sustentou em tudo”
C. Sua vara e seu cajado me protegem
Sua disciplina me fortaleceu, não desprezarei a sua correção, agora eu entendo e agradeço por ela, eu entendo que isso foi para o meu bem, para que meu coração fosse tratado por ti. Eu aprendi que o pai corrige os seus filhos, você me corrige em amor, você está comprometido a me ensinar tudo o que eu preciso, agora eu sei que naqueles dias que eu chorei e pensei que era o fim você estava me corrigindo, e que bom que você me corrigiu, eu entendi que perder é ganhar para você, tu me ensinas de todas as formas, eu entendi o por que daqueles dias solitários, você me levou naquele vale para que eu aprendesse os seus estatutos, hoje você me mostrou o que é melhor, os seus planos e caminhos são mais altos e elevados que os meus. Fez a ferida e a ligará, tu és também o próprio remédio e a cura, você me feriu e me curou para me tornar mais maduro, você destrói tudo que impede o amor, o seu amor me afasta de tudo que pode me afastar de você. Através da sua correção o seu amor me encontrou, eu quero responder a ti. Você me amou tanto que afastou todas essas coisas de mim, você é zeloso. Eu não me esquecerei que eu tenho um pastor que cuida de mim e corrige, até quando eu andei tão longe e tentei fugir de ti o seu amor me perseguiu. Teu amor me alcança mesmo quando me corrige, bondade e misericórdia me perseguem todos os dias, tu permaneces fiel sempre, esse é um atributo seu. Como eu não vou confiar em ti se tu tens um caráter imutável?
Coro:
“A correção me ensinou
mesmo que meio a dor
o quão zeloso é o teu amor.”
Oração – Líder de oração: “Senhor, bem aventurado é aquele que o filho é corrigido por ti e confia na sua correção, aquele que entende que você corrige quem ama. Feliz é aquele que descobriu que o Senhor nos ama tanto a ponto de nos afastar daquilo que nos afasta de ti, feliz é aquele que conhece o seu caráter. O seu amor nos muda, você não muda em meio as circunstâncias, mesmo quando estamos afastados você nos trás de volta. Nós confiamos na sua correção por mais que doa. Obrigado Senhor por que a sua correção é rica em amor, você é um Deus zeloso, obrigado pelo seu grande amor, pela sua grande graça.
Coro:
“Como não amar a ti
Aquele que corrige, protege e está comigo.”
Nessa tarde em Florianópolis o dia está ensolarado, a sala está cheia e conta com a presença dos alunos da turma 21 do Intensivo Fascinação. As pessoas estão sentadas em seus lugares concentradas. Durante a canção corporativa do Ciclo 1 o líder de adoração canta um coro espontâneo: “Ele não muda, o seu amor continua igual.”