A. Oseias, você precisa se tornar a mensagem
O profeta Oseias recebeu uma mensagem do Senhor de propagar a mensagem ao meio ao povo idólatra, Oseias recebeu o convite de anunciar a mensagem, ele recebeu uma missão tão difícil de falar a aqueles corações tão duros, o Senhor compartilhou com ele a dor do seu coração, o que Ele sentia pelo povo de Israel. Que duro falar a um povo que tem ouvido mas não ouve, quem não busca a Deus, somente quando convém e não por obediência. “Ouça bem Oseias, você está disposto a se tornar a mensagem? Será que você está mesmo disposto a ser humilhado? O povo não vai querer te ouvir, está pronto para virar a mensagem? Esse é o preço de se tornar a mensagem, você está disposto?” Quem aceitará esse convite de pregar essa mensagem e de ser ignorado por aqueles que não querem ouvir a mensagem. Ouça bem esse convite, você será visto como escória da sociedade, Oseias. Esse convite tão difícil de ser humilhado e de falar as palavras que ninguém irá querer te escutar. Quem está disposto a não ter mais fama mas sim pegar o convite do Senhor. Não só falar, mas viver, esse é o convite que Ele nos faz. Está disposto a carregar as marcas dos evangelho? O Senhor continua perguntando: “Quem irá por mim? Quem irá anunciar?” Será mesmo que você estará disposto a anunciar aquilo que eu pedi? Será que você está disposto a renunciar uma vida comum? É fácil viver como quer, mas o Senhor tem um convite, quem irá suportar as aflições de falar em nome de Deus? Ao aceitar esse convite a sua definição de sucesso será ressignificada, Oseias. Nesse reino o maior é o menor, quem perde é quem ganhar, tudo é invertido.
Coro:
“Você é a carta que carrega a mensagem do alto
escrita agora no coração
conhecida e lida por todos”
Coro duplo
“Quem irá por mim?
quem irá pregar?’
assim pergunta o Senhor”
B. Oseias, esse é o convite feito aos meus amigos, porém muitos poucos aceitam se tornar a mensagem, lembre-se que Gômer também representa as intenções mais profundas do seu coração, case-se com ela
Fazia parte do convite de Deus: Case-se com Gômer. Uma mulher entregue as suas próprias paixões, refém do seu próprio coração. Como um profeta separado iria se sujar com uma mulher tão indigna assim, uma mulher entregue as suas próprias paixões e aos seus deuses, fazia o seus ídolos, dizia que eles eram o seu alimento, com um coração dividido, entregava as bençãos de Deus aos seus ídolos, era assim que Gômer vivia, construindo altares para si mesma. Não faz sentido essa história, ela era tão suja e ele era o profeta santo separado, como um homem como ele se achegaria a essa mulher que vivia da forma que queria? Não faz sentido aceitar esse convite de amar aquela que não é digna, como amar alguém assim? Por que sofrer por uma mulher que vira as costas para o amor? “Ah Senhor! Não parece justo, eu vou atrás mas ela vez após vez vai atrás dos seus ídolos!” Como eu posso ir atrás de uma mulher tão impura que rejeita o amor? Como aceitar o convite que ofende o meu coração? Como eu vou amar, como vou perdoar se foi eu que foi injustiçado, como vou? Da mesma forma que você vai até ela, assim eu amo o meu povo diz o Senhor. Olhar para Gômer é como olhar para mim mesmo, eu cultivo tantos ídolos em meu coração, é olhar para mim e ver tantos tronos e ídolos construídos. Há tantos deuses nesse coração, tanta arrogância, deuses construídos que certamente não podem te salvar. É tão fácil olhar para Gômer e pensar que estar como estamos, estar em idolatria, mas é olhar para o seu coração, será que não é o seu ego? Será que não é o seu controle? Quantas vezes você olhou para algo e não encontrou satisfação mas desejou algo de outro? É tão fácil esconder todos esses ídolos dentro de uma gaveta, será que esses deuses são eu mesmo, aquilo que eu construí em volta de mim? Seriam as intenções que te cercam? Aquilo que você construiu no seu trono. Pode chamar por eles agora, será que eles virão te salvar? Grite mais alto, será que pode acrescentar
[…silêncio…]
Líder de oração: “Os seus deuses tem boca mas não falam, tem ouvidos mas não ouvem, os deuses que você criou, eles não podem te salvar”
Eles não podem te salvar, você os chamou mas eles não podem te responder e salvar você, há um silêncio. Você até tentou fazer do seu jeito esperando que tudo desse certo mas os seus deuses não te responderam. Você não reconhece que você precisa de um salvador? Você precisa dele, preste atenção!
Coro:
“Tantos amores, tantos senhores
e neles se encontrava
mesmo com as melhores intenções
estamos sujeitos a nos idolatrar”
C. Mesmo que o povo seja inconstante e que o seu coração tenham se desviado, ainda assim Ele permanece fiel a aliança que fez desde os dias de Abraão.
Apesar da infidelidade, Deus jurou por si mesmo e vai cumprir, é só olhar para a história e ver o Deus que guarda a sua aliança. O amor dele permanece, desde o princípio é assim. O Deus imutável, fiel, compassivo e tardio em irar-se, esse é o nosso Deus. O Deus que permanece o mesmo diante de tudo que eu possa fazer, Ele é fiel, Ele não muda. Será que o Criador não cumpriria a sua palavra? Ele mesmo já tinha cumprido tantas coisas antes nos criar, acaso Ele é homem para falar e não cumprir? Ele é fiel e não pode negar a si mesmo. Será que o que Ele falou voltaria atrás? Por acaso Ele não cumpriria aquilo que Ele falou? Aquele que viria da descendência de Davi, o Deus que fez a sua promessa, que deu a sua palavra, Ele não é como nós, Ele mantém aquilo que Ele falou e permanecerá o mesmo. Olhe para os céus e veja o sinal da fidelidade que sempre nos lembra que Ele cumprirá a sua palavra, Ele falou que viria um que assentaria num trono inabalável, Ele é fiel. Ele falou que edificaria a sua Igreja sobre a rocha. Olhamos para trás nas escrituras e vemos as suas palavras se cumprindo, olhamos para o futuro e vemos uma esperança, Ele certamente virá. Foi Ele que mesmo disse “Eu estou indo mas voltar.” Tudo pode passar, tudo pode mudar mas suas palavras jamais. Por isso nós fixamos os nossos olhos no autor e consumador da nossa fé, Ele certamente voltará, naquele que fez o mar se abrir, aquele que sempre esteve com o seu povo cumprindo tudo aquilo que falou que faria.
Coro:
“Os seus preceitos são tão perenes
e as suas obras maravilhosas,
como Ele não cumprirá,
como Ele não permanecerá fiel?”
Coro duplo:
“Não volta atrás nas suas verdades
Ele falou, está decretado
amor real, misericordioso
é o seu amor por nós”
A. O zelo do Senhor fará isso
Com seu eterno amor decidiu zelar colocando muros, Ele mesmo disse que levantaria muro, decidiu disciplinar, corrigir dessa forma. Ele cercou sua noiva permitindo o sofrimento, permitiu todas as dores e aflições com um propósito maior, Ele me colocou na escassez para que eu tivesse dependência e nunca me esquecesse do seu amor, é assim que um pai faz com um filho que ama, Ele corrige aquele que ama. Ele me fez sofrer leves e momentâneas tribulações, esse amor que nos ofende, esse amor que ofende mas é o seu zelo nos cercando. Ele prefere me ver chorar do que me perder,
Coro:
“Por eterno zelo
me quebrou só para me refazer
esse é o amor furioso”
B. Por causa desse amor que Ele me leva ao deserto para lembrar do início
É por isso que eu me encontrei em um deserto, um lugar de intimidade longe, uma estação de conversas a sós, no deserto Ele me faz me lembrar dos momentos que eu tive com Ele, daquele tempo tão bom. Me pergunto se ainda me lembro de quando eu marcava as páginas, aqueles primeiros dias, primeiro amor, será que eu me lembro. Será que você se lembra das lágrimas que jorravam do seu rosto e de quando o seu coração queimava por Ele? Você se lembra daqueles primeiro sim, daqueles momentos onde havia somente eu e Ele e eu abria o meu coração derramado em lágrimas tão genuínas. É necessário rever as prioridades, é necessário voltar ao início daquela devoção tão pura e genuína longe das plateias, é preciso rever o seu conceito de sucesso e voltar ao lugar secreto. Ele não está longe, o convite permanece.
Líder de oração: “É preciso voltar ao início e as primeiras obras, será que você lembra do coração cultivado no começo da jornada, das canções antigas?”
A equipe de adoração canta a música “Essência da adoração” – David Quinlan. Em seguida canta a música “Me derramar” – Vineyard.
Nessa tarde nublada em Florianópolis a sala de oração conta com a presença dos alunos da turma 21 do Intensivo Fascinação, essa é a penúltima semana dos alunos no Intensivo. Antes do início do turno de adoração com a palavra a equipe de adoração conduz a sala em adoração com a música “Tua presença vale mais” – Os Bravos.
Durante o primeiro ciclo as pessoas estão em seus assentos concentradas na música corporativa, o líder de adoração faz uma canção espontânea seguida de coros:
“Qual a beleza que eu ainda não vi? O que eu mais quero é me achegar em ti, contemplar a tua beleza, contemplar quem tu és, o mais belo. Contemplar a tua beleza, contemplar quem tu és é o que minha alma anseia.”
Coro:
“Eu tenho uma sede, eu tenho uma sede
de te conhecer
eu tenho uma sede, eu tenho uma sede
de te contemplar”
Coro duplo
“Tenho sede de ti,
só você me satisfaz,
meu coração anseia
por mais de ti”
“Todas as coisas serão convergidas no Filho. Céus, terra em Cristo. Teu é o trono, teu é o reino pelos séculos dos séculos, amém.”
Coro:
“Eu encontrei
o meu tesouro
e o nome dele é Cristo, Cristo
suficiente”
Durante o primeiro ciclo a sala é tomada pelo amor de Deus, esse amor que nos constrange e que não volta atrás, é fiel até o fim mesmo que sejamos tão falhos.
Ao final do segundo ciclo a equipe de adoração conduz a sala em um momento de quebrantamento diante do amor de Deus, iniciando pela “Essência da adoração” – David Quinlan e a música “Me derramar” – Vineyard
O líder de oração faz uma oração chegando ao final do segundo ciclo:
“Senhor, nós precisamos voltar ao início, precisamos voltar as primeiras obras, a simplicidade do evangelho, você nos leva ao deserto e nos lembra de quem você é, de quem nós somos. Perdão por que a jornada nos fez esquecer daquilo que realmente importa para você, muitas vezes estamos apontando o caminho para muitos mas estamos tomando atalhos vivendo os nossos planos e projeto esquecendo que você quer que a nossa vida deve ser para a glória. Precisamos da simplicidade, de momentos que somente a sua presença nos bastava, nos leva de volta a lugar de lágrimas, as madrugadas de oração, não nos deixe caminhar rumo as suas promessas e perder a sua presença, se o Senhor não for conosco não nos deixe sair daqui. Nos leve de volta a sua presença, que saudades da sua presença! Que saudades do simples abrir da tua palavra que nos preenchia pela manhã! Que saudades de fazer ministério contigo, e não sem ti. Leva-nos de volta, queremos voltar ao início.”
Após a oração é entoada a música “Primeiro amor” – Aline Barros
O líder de oração finaliza o turno com a seguinte oração:
“Senhor, essa é nossa oração nessa tarde, não deixe que o tempo e a jornada roube o nosso coração. Lembre-nos de sempre voltar para ti, quando estiver correndo atrás dos nossos sonhos legítimos que você mesmo nos deu, lembre-nos de voltar para ti. Lembre-nos quando estiver com nosso trabalho, com nossa família, quando estivermos lendo a palavra, quando estivermos preparando os sermões, em cada passo, em cada realização, em que cada momento bom e em cada dificuldade, nos faz voltar para ti, nos lembre que a vida não faz sentido sem você. Que a sua doce e simples presença nos acompanhe todos os dias até a consumação dos séculos pois é isso que você nos prometeu. Nós voltamos para o primeiro amor, nós queremos voltar para ti, essa é a oração da sua Igreja nessa tarde, no nome de Jesus. Amém.”