A. O Senhor é o meu pastor.
O Senhor tão soberano, o criador, aquele que sustenta toda a terra, o criador de todas as coisas, quem é comparável a Ele? Aquele que sabe de tudo, onipotente e onisciente, seu nome é santo e majestoso, aquele que é santo e puro. Esse é o nosso Senhor: Santo, Santo Ele é! Aquele que está acima de tudo e de todos, esse Senhor me chama pelo nome, aquele que é dono de todas as realidades visíveis e também das invisíveis. O que pode ser comparado a esse Senhor? Nada pode ser comparado. Um Deus tão grande que se assenta sobre o círculo da terra, aquele que sustenta todas as coisas, quem se pode comparar a esse Senhor que sustenta o universo nas palmas das mãos? Nada é impossível para esse Deus tão grande e sublime, Ele é o meu Senhor, o Senhor do universo e dono de tudo que existe e há de existir. Eu olho para a criação e eu consigo ver os seus atributos. Aquele que fala e que faz, aquele que está elevado, um Deus tão fiel que se mostrou tão fiel por toda a história, Ele jurou pelo seu próprio nome, Ele é fiel! Ele fala e cumpre, Ele é o Senhor da verdade, Ele é esse Senhor que é zeloso pela sua aliança. Esse é o nosso Deus.
Coro:
“Soberano, Deus grandioso,
nome santo é o teu Senhor
tão sublime e zeloso
quem não te louvará?
(Quem não te louvará? Quem não te louvará?)”
B. Um Deus tão grande e soberano me faz perguntar: Quem é o homem para que com ele se importes? No entanto, ele se importa.
És um Deus tão grande mas que está assim tão perto. Quem sou eu para que ele me chame de sua ovelha? Sim, eu sei que esse Deus é o pastor da minha história, eu me constranjo pois quem é o homem para que se lembres dele? Eu escuto a sua voz, meu pastor, eu sou a tua ovelha. Sim, esse pastor não está longe, Ele caminha comigo e sabe tudo sobre mim. No meu deitar e no meu levantar esse pastor está comigo, ele não está alheio das situações da minha vida, ele sabe tudo o que passa comigo, até no dia mal. Eu sei que esse pastor conhece todos os meus pensamentos, ele está me ensinando a submeter as minhas emoções ao seu governo. Esse pastor fala comigo e eu sou a ovelha do seu aprisco, ele me chama e eu posso reconhecer a sua voz que é tão linda, é a voz daquele que conheces todos os fios de cabelo meu, esse pastor que conhece todos os meus pensamentos, sabe tudo a meu respeito. Ele me ama tanto, ele é digno de confiança, eu posso confiar nele, pois sei que se eu me perder ele vai me encontrar, eu sei que sempre estará comigo, posso descansar nele ainda que eu venha me perder no caminho, eu sei que ele vai me encontrar. Esse é o meu pastor, ele conduz o meu caminho e conhece o caminho, ele sabe tudo o que eu preciso, esse é o nosso pastor.
Coro:
“Digno de confiança
que lidera com esperança
esse é o meu pastor que me conduz.”
“Esse é o meu pastor que me conduz”
C. E eu tenho certeza de que a sua presença não me deixará ter falta de nada.
Ah, porque eu tenho um bom pastor, minha alma se fartará nele, eu olho e percebo que eu tenho você, eu tudo que eu vejo eu posso ver que sou sustentado por Ele pois Ele é a fonte de tudo o que eu preciso. Ele conhece o meu coração e sabe tudo o que eu preciso. Por que eu deveria me preocupar com o dia a dia e o amanhã se ele me sustentará? Como não me lembrar daquilo que Ele já fez, se Ele proveu uma vez, Ele irá prover de novo. Ele me diz: “Olhe para os céus e veja, eu trago conforto para ti” Os pássaros não semeiam nem colhem, olhe para você, será que não cuidarei de ti também? Sim, Senhor, eu sei que posso esperar por ti, o Senhor proverá, então por que eu vou me preocupar com o que vou beber e comer? Por que eu vou perder tempo com as coisas daqui se eu sei que tudo vem de ti? Minha alma, volte os seus olhos e veja o quanto o seu pastor tem sido fiel a você. Ele me ama e me ensina a buscar as coisas do reino, pois tudo mais Ele acrescentará, então por que minha alma se preocupa com o amanhã? Acaso, você pode acrescentar algum dia a mais na sua vida? Por que eu vou me preocupar sabendo da soberania desse Deus? Eu olho para os lírios-do-campo e vejo o cuidado. Eu vou confiar, pois Ele está no comando, Ele guia todas as coisas com provisão, posso me lembrar do povo no deserto e do quanto Ele foi provedor. O mesmo pastor que se revelou no deserto para o seu povo é o mesmo pastor de hoje, aquele que não abandonou o seu povo é o mesmo que está comigo. Por que eu me preocupar se esse Deus está presente na minha história? Se eu tiver fome, ele dará a sua própria carne para que eu me alimente, ele mesmo é o pão da vida, a água que eu posso beber e aquele que bebe dessa água nunca mais terá sede. A água da vida eterna eu beberei.
Coro:
“Quem tem a ti tem tudo, de nada eu terei falta
Pois só você supre toda a nossa alma
Quem tem a ti tem tudo, de nada eu terei falta
Pois és a água da vida, o pão que sacia”
D. E ele me conduz a verdes pastagens e me faz descansar.
Ah, eu ouço o convite: “Vem descansar! Venha, venha para terra boa! Venha a um lugar de descanso em mim” Tu que me conduz para esse lugar de refrigério, em ti eu encontro um lugar de descanso e eu fico ali. Em meio as ansiedades e ao caos, eu ouço uma voz me convidando ao descanso, há um lugar para recostar a cabeça, eu consigo ouvir Ele me chamando para esse lugar de descanso, mostra-me o caminho que eu devo seguir, pois o seu caminho é bem melhor. Senhor, me mostre onde estão os seus pés e me guia, eu peço a ti, mostra-me os seus caminhos que são maiores e melhores que os meus, conduz os meus passos de acordo com as veredas da sua justiça. Hoje eu sei que nesse lugar eu sou saciado, Senhor da minha alma, ilumine os meus caminhos através da sua palavra, ela é mais doce que o mel, eu peço beija me com a sua palavra, aos teus testemunhos eu me apego, eu sei que as suas palavras eu encontro um amor verdadeiro por mim, a tua palavra me mostra tua fidelidade ao longo dos anos, me ensina a contar os meus dias e a guardar os teus mandamentos, pois eu sei que aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças, como eu me alegro com a sua palavra que é luz para os meus caminhos! A tua palavra refrigera a minha alma, quando eu não sei o que fazer e qual passo tomar, eu olho a sua palavra, ela me conduz à paz que excede todo o entendimento, o seu espírito testifica, é nesse lugar que eu tenho a revelação de quem tu és, com o entendimento das suas verdades, então desvenda os olhos para que eu contemple as maravilhas da sua lei. Eu terei prazer nos seus caminhos. Veja se há algum caminho mal e me guia para os seus, você me chama e diz: Aquieitai. Eu posso ouvir esse convite do meu amado para me assentar a mesa do banquete e eu escuto a sua voz, eu posso me assentar debaixo da macieira onde eu encontro descanso e refrigério. Eu tenho essa certeza para dizer que há um lugar de refrigério e descanso onde eu tenho livre acesso e posso descansar. Esse é o meu amado, Ele é como uma árvore onde eu posso me assentar e descansar, meu desejo é estar cada vez mais perto dele.
Coro:
“Por que ter medo e ansiedade
se está segura em meu ombro
só persevere e confie
te conduzo ao descanso”
E. E por amor do seu nome Ele me guiará nas veredas da justiça.
Por amor desse Senhor, Ele me guia na sua justiça, Ele me guia com seu braço forte. Ele é fiel a tua aliança e por isso Ele me guia pelas veredas justas, Ele me conduz nos caminhos certos e justos. Nesse caminho eu confio que Ele está me levando para um lugar seguro. Quando eu peguei atalhos e me perdi, o meu pastor me trouxe de volta, quando eu estava longe dele, ele me trouxe para perto com cordas de amor. O pastor fala e eu ouço a sua voz me conduzindo. Eu escolho esse caminho, ainda que doa essa porta estreita, o meu pastor me ajudará a passar por ela. Como não confiar pelo caminho que ele tem me levado? Ele é digno de toda confiança. O que eu poderia fazer? Nesse convite para esse caminho eu tenho que deixar algo para trás, tenho que estar disposto, eu abandono tudo para seguir o bom pastor, quem está disposto para deixar pai e mãe, deixar suas coisas para segui-lo? Quem está disposto a deixar os velhos caminhos e os antigos atalhos e segui-lo e entender que não há vida sem ti. Quem irá seguir a voz do bom pastor, obedecer aos seus mandamentos e seguir até onde ele está? Isso leva tempo, custa tudo seguir esse caminho. Eu sei que vale a pena ouvi-lo, afinal, os seus caminhos são bem mais altos que os meus, eu sei que tudo o que eu tenho e já tive não se compara a ti, eu posso seguir esse caminho, pois o Senhor está me ensinando a acumular as riquezas eternas. Onde estiver o meu tesouro, ali também estará o meu coração, o meu coração está em Cristo, aquele que me guia pelas veredas da justiça, então por que me apegar aos meus próprios caminhos se ele é tudo? Digo e afirmo que vou segui-lo pela minha vida.
Coro:
“A porta estreita, é o caminho,
o bom pastor fala comigo
Eu ouço a sua voz
a porta estreita, é o caminho,
o bom pastor fala comigo
Eu sigo os seus passos”
A.
Eu tenho andado por um vale tão escuro, eu tenho andado por um vale de incertezas, eu tenho me perguntado “Ó Deus, onde estás?” Eu tenho me perguntado até quando? Estou agora em escuridão, não vejo nada aqui. Eu olho pra mim e não tenho mais certeza de nada, eu me sinto tão inseguro. Por que o Senhor se ensurdeceu e emudeceu? Eu posso lembrar de Jó, quanto sofrimento também invadiu o meu coração! Até quando Senhor te esquecerás de mim? Eu estou aqui pensando, será que um dia eu verei a sua bondade novamente? Não consigo entender o por que o Senhor me trouxe para cá, um lugar inabitado, onde está a luz prometida? Até quando estarei relutando com a minha alma com tristeza todos os dias? Mas eu me lembro no meio da escuridão eu vejo a sua luz brilhar, eu olho para os montes e me lembro de onde vem o meu Senhor! Não há algo tão profundo no meu coração que Ele não veja. Agora eu posso me alegrar em ti pois eu vejo esperança. Foi no vale que me mostrou a sua face do amor, eu conheci uma beleza que eu não tinha visto antes, eu sabia que podia confiar, eu sabia que podia descansar nele, quão bom que você me ensinou naquele dia os seus decretos eu pude aprender. Mesmo que no dia mal você está comigo, não é para sempre o vale! Na noite de choro eu sei que a alegria virá pela manhã, virá o refrigério ao coração, agora eu posso descansar pois eu sei que isso foi necessário para que eu pudesse te conhecer. Eu me levanto e vejo a sua luz sobre luz que traz uma santa alegria.
Coro:
“Na incerteza e sequidão
você ouviu o meu clamor
nas profundezas da escuridão
eu fui cercado pelas suas mãos”
Coro duplo:
“O choro pode durar uma noite
mas a alegria de manhã virá
eu posso confiar no bom pastor”
“Eu posso confiar no bom pastor”
Nessa tarde em Florianópolis a sala de oração conta com a presença dos alunos da turma 21 do Intensivo Fascinação. Nesse primeiro ciclo as pessoas estão em seus assentos com suas bíblias concentradas a canção corporativa. Durante a canção corporativa desse primeiro ciclo o líder de adoração canta a música “Os que olham para ti” (FHOP Music).
Durante o ciclo 2 a sala continua concentrada em seus lugares na palavra de Salmo 23:4. No final do ciclo a sala é levada em alegria por saber que mesmo que venhamos passar pelo vale da sombra da morte podemos confiar em Jesus que é o nosso pastor, a sala nesse momento canta de forma alegre com palmas o último coro do turno.